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dc.contributor.authorSilva Neta, Maria de Lourdes da-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.date.accessioned2017-08-16T16:34:53Z-
dc.date.available2017-08-16T16:34:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA NETA, Maria de Lourdes da; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Práticas avaliativas na história das tendências pedagógicas no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 572-585.pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24728-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAvaliação nas tendências liberaispt_BR
dc.subjectAvaliação nas tendências progressistaspt_BR
dc.subjectTendências pedagógicas no Brasilpt_BR
dc.subjectPráticas de avaliaçãopt_BR
dc.titlePráticas avaliativas na história das tendências pedagógicas no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação é um processo significativo para a reflexão da prática escolar, prática social e a interação desses âmbitos. Sua realização pode contribuir com a reflexão sobre a ação pedagógica, possibilitando o desenvolvimento da prática docente. Avaliar como ato significativo pode constituir processo formativo para os professores, articulando reflexão e ação; teoria e prática; processo e produto; singularidade e multiplicidade; saber e não saber; dilemas e perspectivas. A avaliação na educação básica e superior, seja interna, realizada por meio dos instrumentos elaborados pelos professores para seus estudantes, ou externa, elaborada por instituições e aplicadas aos discentes em âmbito nacional, tem sido objeto de estudo de profissionais que atuam em diversas funções educacionais. Professores, estudantes universitários, coordenadores, diretores, técnicos do Ministério da Educação — MEC dedicam tempo de trabalho a tarefa de compreender a avaliação e encontrar a melhor maneira de realizá-la. [...]pt_BR
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