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dc.contributor.authorAragão, Marília Cordeiro-
dc.contributor.authorBotelho, Marcus Vinícius de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-08-16T16:24:41Z-
dc.date.available2017-08-16T16:24:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAragão, M. C.; Botelho; M. V. C. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24723-
dc.descriptionARAGÃO, Marília Cordeiro; BOTELHO; Marcus Vinícius de Carvalho. Prática educativa e desenvolvimento da psicomotricidade em crianças. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 508-521.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectPsicomotricidade em criançaspt_BR
dc.subjectBateria de testes psicomotorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titlePrática educativa e desenvolvimento da psicomotricidade em criançaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA história da psicomotricidade é o passo inicial para que se possa entender como é possível trabalhá-la nas aulas, principalmente nas de Educação Física. Além do histórico, conceitos da psicomotricidade, fatores do desenvolvimento psicomotor em crianças de seis a dez anos de idade, abordagem pedagógica, bem como a explicação da bateria de testes psicomotores, serão explicitados com o intuito de fundamentar teoricamente o estudo para que posteriormente as considerações gerais sejam apresentadas. Na sequência, o desenvolvimento psicomotor em crianças de 6 a 10 anos de idade foi analisado, mostrando as habilidades motoras e estágios cognitivos definidos por alguns autores, procurando mencionar características particulares ao progresso dos estágios. A observação dos fatores psicomotores foi ampliada considerando a análise pedagógica psicomotricista, que favorece a explicação da bateria psicomotora, aplicada como forma de coleta de dados para o presente estudo. [...]pt_BR
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