Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24715
Tipo: Artigo de Evento
Título: O PIBID e a formação de professores da área das artes
Autor(es): Araújo, Adriana Castro
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Formação docente;Arte;PIBID;Teacher education
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Araújo, A. C.; Rodrigues, M. S. S. (2015)
Resumo: A obrigatoriedade legal do ensino da Arte na Educação Básica, instituída pelo principal documento de ordenamento jurídico educacional do País, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (9394/96), em seu artigo 26, §2°, nos remete à discussões acerca da formação dos docentes cuja atuação dar-se-á nessa área do ensino. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio dos subprojetos das áreas das Artes nos quais compõem o projeto Institucional da Universidade Federal do Ceará, para tais processos formativos. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa documental com fulcro nos documentos institucionais sobre o assunto e nos subprojetos de Dança, Música e Teatro da UFC, cujos resultados são oriundos do estudo do material disponível e de um estudo para a fase de pré-testagem de um instrumento de coleta para pesquisas futuras sobre essa temática. Após investigar as demandas atuais da formação docente e a importância da Arte para a educação e para o pleno desenvolvimento do cidadão, constatamos que o PIBID representa um importante investimento para a melhoria da qualidade do processo formativo de futuros docentes, haja vista o programa estreitar a relação entre teoria e prática, minimizando a lacuna teórico-metodológica existente na formação dos professores e auxiliando na concretização da proposta do PCN-Arte (1998).
Abstract: The legal obligation of art education in basic education, established by main document of educational legal system of the country, the Law of Guidelines and Bases of Education – LDB (9394/96), in article 26, paragraph 2, refers us to discussions about the training of teachers whose work will occur on that of education. In this context, this paper aims to analyze the contributions of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID), through sub-projects in the areas of Arts in which make up the Institutional Project of the Federal University of Ceará, for such educational processes. As methodological procedure, carried out a documentary survey of fulcrum in institutional documents in subprojects Dance, Music and Theatre of UFC, the results come from the study of the available material and the pre-testing phase of a collection tool for future research on the subject. After investigating the current demands of teacher training and the importance of art for education and for the full development of the citizen, we found that the PIBID represents an important investment to improve the quality of the training process of future teachers, given the program closer relationship between theory and practice, minimizing the existing theoretical and methodological gap in teacher training and assisting in the implementation of the proposal of the CPN-Art (1998).
Descrição: ARAÚJO, Adriana Castro; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. O PIBID e a formação de professores da área das artes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2613-2632.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24715
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_acaraújo.pdf503,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.