Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24707
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais |
Autor : | Souza, Andrea Moura da Costa Lima, Marcos Antônio Martins Batista, Blússia Tétis Brito Cunha, Luis Antônio Rabelo |
Palabras clave : | Avaliação;Formação docente;Tecnologias digitais;Evaluation |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | SOUZA, Andrea Moura da Costa; LIMA, Marcos Antônio Martins; BATISTA, Blússia Tétis Brito; CUNHA, Luis Antônio Rabelo. Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2633-2648. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação permanente, seja ela presencial, semipresencial e/ou a distância são estimuladas pelas instituições e órgãos de fomentos como uma prática que favorece a formação do docente. O presente artigo contextualiza a avaliação da formação docente em tecnologias digitais, assim como seus desafios ao processo de integração dos conhecimentos adquiridos. Este estudo é resultado da pesquisa qualitativa desenvolvida entre os professores de Português e Matemática do ensino médio de duas escolas municipais de Fortaleza, localizadas na regional I, que participaram da formação semipresencial de 180 horas oferecida pelo FNDE/ MEC, Secretaria Municipal de Fortaleza em parceria com a UFC- Virtual. Os resultados da pesquisa apontam que produzir uma mudança na cultura dos docentes para integrar as tecnologias digitais nas atividades curriculares desenvolvidas em sala mostram- se desafiadores, mas outros fatores exógenos se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa. |
Abstract: | The permanent education, whether it is in person, semi-distant and/or by distance are stimulated by the institutions and entities of fostering as a practice that promotes the formation of teachers. This article contextualizes the evaluation of teacher education in digital technologies, as well as their challenges in the process of integration of the knowledge acquired. This study is the result of qualitative survey developed between the teachers of portuguese and mathematics in the high school of two municipal schools in the city of Fortaleza, located in regional I, who participated in the 180 hours semi-distant training offered by FNDE/MEC, Secretaria Municipal de Fortaleza in partnership with the UFC-Virtual. The research results indicate that produce a change in the culture of teachers to integrate the digital technologies to the curricular activities developed in class are challenging, but others exogenous factors were relevant during the research. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24707 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_amcsouza.pdf | 532,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.