Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24695
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Estudo diagnóstico da percepção dos professores de ciências sobre as aulas de laboratório na Escola Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios |
Autor : | Santos, Bruno Oliveira Carneiro dos Nascimento, Anderson Ribeiro do Cavalcante, Elizabeth de Araújo Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge |
Palabras clave : | Avaliação de ensino-aprendizagem;Avaliação;Práticas;Assessment |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | Santos, B. O. C.; Nascimento, A. R.; Cavalcante, E. A.; Benevides, J. A. J. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | As aulas práticas de laboratório são uma ferramenta para complementar a teoria, sendo de suma importância diagnosticar o seu desempenho sobre a aprendizagem dos discentes, sendo esta um complemento do que foi estudado em sala de aula. Partindo desta permissa, a presente pesquisa tem como objetivos saber como os professores estavam fazendo uso do Laboratório de Ciências da instituição e a avaliação da aprendizagem dos alunos diante destes momentos. Trata-se de um estudo exploratório do tipo estudo de caso. Os sujeitos participantes foram um total de seis professores da escola Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios que lecionam as disciplinas de Física, Química ou Biologia e que fizeram uso do laboratório. Os resultados demonstram que, apesar de algumas dificuldades encontradas pelos docentes, estes conseguem ministrar aulas práticas, e que os alunos, na maioria das vezes, se interessam mais pelo conteúdo prático abordado do que só pela teoria vista em sala de aula. Além disso, o docente sempre busca avaliar a aprendizagem nesta atividade por meio de, principalmente, questionários, observação e participação. |
Abstract: | The lab classes are a tool to complement the theory, which is extremely important to diagnose their performance on the learning of students, which is a complement of what was studied in class. From this premise, the present research aims to find out how the teachers were making use of the institution’s Science Laboratory and the assessment of student learning against these times. It is about an exploratory study of a case study. The subjects were a total of six school teachers Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios who teach the disciplines of Physics, Chemistry or Biology and who used the lab. The results show that, despite some difficulties encountered by teachers, they can teach practical classes, and students, for the most part, are more interested on content that was seen only by the theory seen in the classroom. In addition, the teacher always seeks to assess learning in this activity through mainly questionnaires, observation and participation. |
Descripción : | SANTOS, Bruno Oliveira Carneiro dos; NASCIMENTO, Anderson Ribeiro do; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo; BENEVIDES, Jorgeana de Almeida Jorge. Estudo diagnóstico da percepção dos professores de ciências sobre as aulas de laboratório na Escola Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 3013-3023. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24695 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_bocsantos.pdf | 457,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.