Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24678
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliação da aprendizagem escolar: concepções e práticas dos professores |
Autor : | Silva, Dogival Alencar da Oliveira, Gilson de Sousa Travassos, Jean James Vale Trompieri Filho, Nicolino |
Palabras clave : | Avaliação da Educação Escolar;Prática docente;Aprendizagem Escolar |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | Silva, D. A.; Oliveira, G. S.; Travassos, J. J. V.; Trompieri Filho, N. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | A avaliação educacional tem ganhado espaço nas discussões e nas pesquisas acadêmicas nos últimos anos, fomentando reflexões e proporcionando a disseminação de conhecimentos. Mas, apesar desses avanços, na prática, a avaliação ainda é vista, como uma atividade burocrática e rotineira, utilizada para classificar, reprovar, aprovar e dominar. Dessa forma, a pesquisa visou a investigar como professores, atores sociais, percebem a avaliação educacional, bem como a relação com a aprendizagem e fatores internos e externos à escola que dificultam e/ou facilitam a aprendizagem escolar. Foram construídos e aplicados dois instrumentos de coleta de dados: o primeiro, visou a conhecer o perfil dos professores da amostra, o segundo, objetivou conhecer as concepções dos professores quanto à avaliação e os fatores que influenciam a aprendizagem escolar, bem como alguns aspectos das suas práticas profissionais. Percebeu-se, com a análise dos dados coletados que, quanto ao perfil profissional, os professores da amostra apresentaram a qualificação necessária para o exercício da docência, possuindo especialização na área de atuação e experiência na docência. Quanto às concepções sobre avaliação, se mostraram contraditórios naquilo que defendem em relação às suas práticas profissionais. |
Resumen en español: | La evaluación educativa ha ganado terreno en los debates y en las investigaciones académicas en los últimos años, fomentando la reflexión y proporcionando la difusión de conocimientos. Pero, a pesar de estos avances, en la práctica, la evaluación sigue siendo vista como una actividad burocrática y rutinaria, utilizada para clasificar, desaprobar, aprobar y rendir. Así, la investigación apunta cómo los profesores, actores sociales, perciben la evaluación educativa, bien como la relación con el aprendizaje y los factores internos y externos a la escuela que dificultan y/o facilitan el aprendizaje escolar. Se construyeron y se aplicaron dos instrumentos de recolección de datos. El primero tuvo el objetivo de conocer el perfil de los profesores de la muestra; el segundo tuvo el objetivo de conocer la opinión de los profesores sobre la evaluación y los factores que influyen en el aprendizaje escolar, así como algunos aspectos de su prácticas profesionales. Se observó, con el análisis de los datos recogidos que, cuanto al perfil profesional, los profesores de la muestra tenían las calificaciones apropiadas requeridas para el ejercicio de la docencia, que tenían especialización en el área de conocimiento y experiencia en la práctica docente. En cuanto a los conceptos de evaluación, estos se resultaron contradictorios en lo que defienden en relación a sus prácticas profesionales. |
Descripción : | SILVA, Dogival Alencar da; OLIVEIRA, Gilson de Sousa; TRAVASSOS, Jean James Vale; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Avaliação da aprendizagem escolar: concepções e práticas dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 819-834. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24678 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_dasilva.pdf | 480,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.