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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Sylvio de Sousa Gadelha | - |
dc.contributor.author | Almeida, Paulo Sérgio Caldas de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T14:04:05Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T14:04:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, P. S. C.; Costa, S. S. G. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24660 | - |
dc.description | ALMEIDA, Paulo Sérgio Caldas de. O coreógrafo e a coreografia: derivas artístico-pedagógicas a partir das proposições de William Forsythe. 2017. 255f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Educação pelo movimento | pt_BR |
dc.subject | Dança Moderna | pt_BR |
dc.subject | Contemporary dance | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | O coreógrafo e a coreografia: derivas artístico-pedagógicas a partir das proposições de William Forsythe | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente tese objetiva investigar os modos emergentes do fazer coreográfico e suas implicações artístico-pedagógicas. A palavra coreografia recobre, hoje, proposições que podem versar sobre os mais minuciosos e específicos detalhes do gesto de um corpo ou, inversamente, sobre as mais abertas e genéricas instruções de ação de múltiplos corpos; a coreografia escapa de sua vinculação à dança para nomear configurações de movimento as mais diversas, por vezes sequer ligadas a um fazer humano; deixa de implicar uma autoria única e nomeável para, eventualmente, dissolver-se num fazer coletivo; enfim, parece reclamar por novas compreensões. Aqui tratamos portanto de uma pedagogia da dança que se complexifica a partir de um contexto no qual os modelos de processo criativo e os modos de mover se multiplicam. Em tal contexto, o criar e o performar convergem e qualquer corporeidade só pode ser pensada a partir do projeto estético a que se vincula. Para nossa investigação, tomamos como base as proposições coreográficas de William Forsythe, artista que – além de atuar em diferentes instâncias de criação (composições cênicas, videográficas, instalativas e expositivas) e multiplicar práticas colaborativas – desenvolveu os projetos em mídia digital Improvisation technologies: a tool for the analytical dance eye e Synchronous objects for One Flat Thing, reproduced, ambos de declarado cunho pedagógico e que são utilizados correntemente em vários contextos formativos no mundo. A abordagem de William Forsythe – principalmente quanto ao corpo balético – emerge mesmo como um poderoso referencial para o estabelecimento de processos artísticos e pedagógicos de autonomização e invenção; a concepção de coreografia como proposição abre espaço para a experimentação de alteridades e para a emergência de novas corporeidades. | pt_BR |
dc.title.en | The choreographer and the choreography: artistic-pedagogical drifts from the propositions of William Forsythe | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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