Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24645
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom |
Autor(es): | Pontes Júnior, José Airton de Freitas Sousa, Leandro Araujo de Silva, Ana Géssica da |
Palavras-chave: | Exame nacional;Taxonomia de Bloom;Dimensão cognitiva;Educação Física;National exam |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; SOUSA, Leandro Araujo de; SILVA, Ana Géssica da. Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1626-1643. |
Resumo: | A Taxonomia de Bloom tem sido utilizada como parâmetro de análise dos itens do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, há uma carência em relação à Educação Física, especificamente. Com isso, a pesquisa tem como objetivo classificar os itens dessa disciplina, das edições de 2009 a 2014 do referido exame, a partir da dimensão cognitiva da Taxonomia de Bloom. Depois de identificados os itens, foram observadas suas características no comando (enunciado), para, posteriormente, classificá-los de acordo com os níveis cognitivos. Os resultados mostram que a categoria mais enfatizada no exame foi a de compreensão. A partir disso, conclui-se que o exame está exigindo níveis cognitivos de baixa complexidade nesse componente curricular. |
Abstract: | Bloom’s Taxonomy has been used as an analytical parameter of ENEM items. However there is a lack in relation to Physical Education specifically. Thus, the research aims to classify items of this discipline, since 2009 to 2014 editions of ENEM from the cognitive dimension of Bloom’s Taxonomy. Once identified, their characteristics were observed in charge (statement), and then classified according to the cognitive levels. The results show that the category more emphasized in the examination was the understanding. From this, it follows that the examination is demanding cognitive levels of low complexity in this curricular component. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24645 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_jafpjunior.pdf | 733,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.