Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24645
Tipo: Artigo de Evento
Título: Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom
Autor(es): Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Sousa, Leandro Araujo de
Silva, Ana Géssica da
Palavras-chave: Exame nacional;Taxonomia de Bloom;Dimensão cognitiva;Educação Física;National exam
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; SOUSA, Leandro Araujo de; SILVA, Ana Géssica da. Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1626-1643.
Resumo: A Taxonomia de Bloom tem sido utilizada como parâmetro de análise dos itens do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, há uma carência em relação à Educação Física, especificamente. Com isso, a pesquisa tem como objetivo classificar os itens dessa disciplina, das edições de 2009 a 2014 do referido exame, a partir da dimensão cognitiva da Taxonomia de Bloom. Depois de identificados os itens, foram observadas suas características no comando (enunciado), para, posteriormente, classificá-los de acordo com os níveis cognitivos. Os resultados mostram que a categoria mais enfatizada no exame foi a de compreensão. A partir disso, conclui-se que o exame está exigindo níveis cognitivos de baixa complexidade nesse componente curricular.
Abstract: Bloom’s Taxonomy has been used as an analytical parameter of ENEM items. However there is a lack in relation to Physical Education specifically. Thus, the research aims to classify items of this discipline, since 2009 to 2014 editions of ENEM from the cognitive dimension of Bloom’s Taxonomy. Once identified, their characteristics were observed in charge (statement), and then classified according to the cognitive levels. The results show that the category more emphasized in the examination was the understanding. From this, it follows that the examination is demanding cognitive levels of low complexity in this curricular component.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24645
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_jafpjunior.pdf733,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.