Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24641
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Os instrumentos de avaliação do curso técnico de Secretaria escolar do Programa Profuncionário no IFCE: a percepção dos discentes |
Authors: | Costa, Jordana Torres Silva, Maria do Socorro Maia Nunes, Maria Simone Mendes Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Instrumentos de avaliação;Profuncionário;Learning evaluation |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Costa, J. T.; Silva, M. S. M.; Nunes, M. S. M.; Cavalcante, S. M. A. (2015) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho é investigar as percepções dos discentes a respeito do processo de avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Secretaria Escolar do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário). Aborda as diferentes concepções e perspectivas da avaliação educacional e seus instrumentos de avaliação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem quanti-qualitativa, estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado aplicado junto aos discentes de uma instituição pública de ensino. Utilizou amostra intencional não probabilística com alunos matriculados no último se mestre e pretensos concludentes do referido curso. Os resultados encontrados evidenciam que, embora reconhecendo existência de falhas, a maioria dos alunos, 75,7%, considera a proposta de avaliação do Curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário adequada, e 82,9% afirmam que o curso tem atingido seus objetivos. Segundo os discentes participantes da pesquisa, os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem contribuíram positivamente para o aprimoramento dos seus conhecimentos técnicos e profissionais durante o percurso do curso, destacando-se a prova e o memorial como os mais utilizados. Conclui-se que o Curso Técnico em Secretaria Escolar atingiu o seu propósito de profissionalizar trabalhadores das escolas públicas estaduais e municipais que atuam em áreas afins, com um processo de avaliação participativa e dialógica. |
Abstract: | The objective of this study is to investigate the perceptions of students about the learning evaluation process in Vocational Technical School Secretariat of the National Program of Workers in Education Enhancement (Profuncionário). Addresses the different views and perspectives of educational assessment and their assessment tools. It is characterized as a descriptive research with quantitative and qualitative approach, case study, using questionnaire as data collection tool semi structured applied together with students of a public educational institution. Used non-probabilistic intentional sample of students enrolled in the last semester of that course and conclusive pretenses. The results show that, while acknowledging the existence of failures, the majority of students, 75.7% consider the proposed evaluation of the Technical Vocational School Department of suitable Profuncionário and 82.9% say that the course has achieved its objectives. According to the participants of the research students, the instruments used in the evaluation of learning contributed positively to the improvement of its technical and professional knowledge during the course of the course, especially the race and the memorial as the most used. In conclusion, the Technical Vocational School Department reached its purpose to professionalize employees of state and municipal public schools working in related fields, with a participatory and dialogical assessment process. |
Abstract in Spanish: | El objetivo de este estudio es investigar las percepciones de los estudiantes sobre el proceso de evaluación del aprendizaje en la Secretaría de la Escuela Técnica Profesional del Programa Nacional de los Trabajadores de la Educación (Profuncionário). Aborda los diferentes puntos de vista y perspectivas de la evaluación educativa y sus herramientas de evaluación. Se caracteriza por ser una investigación descriptiva con enfoque cuantitativo y cualitativo, estudio de caso, utilizando el cuestionario como una herramienta de recolección de datos semiestructurada aplicada junto con estudiantes de una institución educativa pública. Se utilizó una muestra intencional no probabilística de estudiantes matriculados en el último semestre de ese curso y pretensos concluyentes. Los resultados muestran que, si bien reconoce la existencia de fallos, la mayoría de los estudiantes, el 75,7% considera la evaluación propuesta del Departamento Escuela Vocacional Técnica de Profuncionário adecuada, y el 82,9% dice que el curso ha logrado sus objetivos. De acuerdo con los participantes de los estudiantes de investigación, los instrumentos utilizados en la evaluación del aprendizaje contribuyeron positivamente a la mejora de su conocimiento técnico y profesional durante el transcurso del curso, especialmente la carrera y el monumento como el más utilizado. En conclusión, el Departamento de Escuela Vocacional Técnica alcanzó su objetivo de profesionalizar los empleados de las escuelas públicas estatales y municipales que trabajan en campos relacionados, con un proceso de evaluación participativa y dialógica. |
Description: | COSTA, Jordana Torres; SILVA, Maria do Socorro Maia; NUNES, Maria Simone Mendes; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Os instrumentos de avaliação do curso técnico de Secretaria escolar do Programa Profuncionário no IFCE: a percepção dos discentes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1686-1707. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24641 |
ISBN: | 9788581260907 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_jtcosta.pdf | 521,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.