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Tipo: Artigo de Evento
Título : A centralidade da avaliação na política educacional cearense (2003 -2006)
Autor : Alves, Kamila Carneiro
Albuquerque, Francisco Carlos Araújo
Palabras clave : Avaliação;Gestão por resultados;Accountability
Fecha de publicación : 2015
Editorial : VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citación : Alves, K. C.; Albuquerque, F. C. A. (2015)
Resumen en portugués brasileño: A reforma da macroestrutura do aparelho de Estado, na década de 1990, ensejou mudanças significativas nos setores educacionais, que ao se apropriarem da lógica privada, incutiram em suas políticas preceitos de eficiência e efetividade sob o discurso de racionalização dos recursos. Nesse contexto, ganha espaço as políticas de accountability ou responsabilização e implantação de gestão por resultados que pressupõem um forte sistema de monitoramento das políticas educacionais por meio de sistemas de avaliação. Este trabalho, que é resultado inicial de uma pesquisa que investiga a consolidação da Gestão por Resultados (GPR) na educação básica cearense, (1995-2010), busca investigar a centralidade da avaliação na política educacional cearense no quadriênio 2003-2006, período de adoção e hegemonia da gestão por resultados expressa no plano de governo pela necessidade de construir uma cultura de avaliação. Resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico-documental, este trabalho obteve subsídios que demonstram a implementação de uma gestão por resultados no Ceará no período, consubstanciada através da criação da Gestão Integrada da escola (GIDE) e Sistema de Acompanhamento do Desempenho e da Rotina Escolar (SADRE), com centralidade da avaliação, tendo por base os resultados obtidos via Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPA
Abstract: The reforms of State’s macro-structures brought significant changes around of educational sector in the 90s of XX century, that, by incorporating the private logic, installed in its political action some principles of efficiency and effectiveness using a single discourse: Rationalization of resources. In this context, the accountability policies or accountability and implementation of results-based management, which gives a strong monitoring system of educational policies through evaluation systems, has been raising with the time passing. This work is an exposure of initial results of a research that’s investigating the consolidation of Managing for Results (GPR in Portuguese) in Ceará’s basic education (1995-2010), it also investigates the centrality of assessment in Ceará’s educational policy in 2003- 2006, this time represent the period that the government plan has adopted actions aiming to build a culture of evaluation, also oriented by the hegemonic discourse of Management for Results (GPR in Portuguese). This research is a result of a bibliographical and documentary investigation and it shows many sources that demonstrate the implementation of a Management by Results as political action in Ceará. This political action has been consolidated through the creation of the Integrated Management School (GIDE in Portuguese) and of the Performance Monitoring System and School Routine (Sadre in Potuguese), always working with the centrality of the evaluation process. This research had as main source the results obtained by the Permanent System of Basic Education Evaluation - SPAECE, strenghtening accountabilty’s mechanisms by deploying Featured School Award.
Descripción : ALVES, Kamila Carneiro; ALBUQUERQUE, Francisco Carlos Araújo. A centralidade da avaliação na política educacional cearense (2003 -2006). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2955-2966.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24640
ISBN : 9788581260907
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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