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dc.contributor.authorAraújo, Karlane Holanda-
dc.contributor.authorGonzaga, Antônia Edivaneide de Sousa-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.date.accessioned2017-08-10T12:43:34Z-
dc.date.available2017-08-10T12:43:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAraújo, K. H.; Gonzaga, A. E. S.; Leite, R. H. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24639-
dc.descriptionARAÚJO, Karlane Holanda; GONZAGA, Antônia Edivaneide de Sousa; LEITE, Raimundo Hélio. As escolas nota dez de Sobral: experiências em avaliação formativa e somativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 521-538.pt_BR
dc.description.abstractThe present article aims to describe the experiences in evaluation developed by ten schools note in Sobral, state of Ceará, highlighting assessment practices that have been conducive to learning of children from 2nd year of elementary school. The survey found that formative assessment takes place in three areas such as reading, writing production and directed activity, thus the summative evaluation is guided by the reference array of external evaluations of the municipality and the state. The intention is to continue this study, deepening knowledge of strategies that involve the merits of the excellence of the ten sobralenses schools note.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectAvaliação somativapt_BR
dc.subjectEscolas nota dezpt_BR
dc.subjectFormative assessmentpt_BR
dc.titleAs escolas nota dez de Sobral: experiências em avaliação formativa e somativapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo objetiva descrever as experiências em avaliação desenvolvidas pelas escolas nota dez de Sobral, no estado do Ceará, destacando as práticas avaliativas que vêm sendo favoráveis à aprendizagem das crianças de 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa revelou que a avaliação formativa acontece em três vertentes, a saber: leitura, produção escrita e atividade direcionada, e também que a avaliação somativa é norteada pela matriz de referência das avaliações externas do município e do estado. A intenção é dar continuidade a este estudo, aprofundando o conhecimento das estratégias que permeiam o mérito da excelência das escolas nota dez sobralenses.pt_BR
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