Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24628
Tipo: Artigo de Evento
Título: Investigação sobre as necessidades formativas de docentes da educação infantil no Município de Floriano – Piauí
Autor(es): Almeida Neta, Margarida Alves
Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Palavras-chave: Qualidade;Necessidades formativas;Educação Infantil;Quality
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: ALMEIDA NETA, Margarida Alves; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Investigação sobre as necessidades formativas de docentes da educação infantil no Município de Floriano – Piauí. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2575-2595.
Resumo: Este artigo é resultante de um trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, na Universidade Federal do Piauí. Propõe-se a investigar as necessidades formativas de docentes que atuam na Educação Infantil, em instituições públicas municipais de Floriano-Piauí. O principal objetivo é identificar aspectos relacionados a dificuldades da prática pedagógica com as crianças menores, que os docentes reconhecem precisar de melhor qualificação. Especificamente, buscou-se identificar os aspectos relacionados às carências e/ou potencialidades da formação docente para os profissionais que atuam na referida etapa de ensino. Objetivou-se, ainda, apontar aspectos que colaborem para um ensino de qualidade para a criança que frequenta a pré -escola. Para tanto, como suporte teórico, recorremos a Freire (2011), Oliveira (2005), Zabalza (1998), Libâneo (1990; 2008), Nóvoa (1997) entre outros. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, o instrumento utilizado para a concretização do estudo foi a entrevista, com o auxílio de um roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos evidenciam que os docentes questionam a sua não participação no levantamento de informações quanto as suas necessidades formativas para a realização da formação continuada que atenda à realidade. Assinalaram acerca da importância da pré-escola na fase da infância e da necessidade de uma contínua formação e atualização de conhecimentos didáticos e lúdicos para a oferta de uma Educação Infantil eficaz e de qualidade.
Abstract: This article is the result of a course conclusion work degree in Education at the Federal University of Piauí. It is proposed to investigate the training needs of teachers working in early childhood education in municipal public institutions of Floriano, Piauí. The main objective is to identify aspects related to difficulties of teaching practice with the children, that teachers recognize need better qualifications. Specifically, it sought to identify aspects related to the needs and/or potential of teacher training for professionals who work in that stage of education. It aimed to also point out aspects that contribute to quality education for the child who attends preschool. To this end, theoretical support, we resort to Freire (2011), Oliveira (2005), Zabalza (1998), Libâneo (1990; 2008), Nóvoa (1997) among others. The methodology was qualitative in nature, the case study method, the instrument for the realization of the study was the interview with the aid of a semi-structured. The results show that teachers question their non-participation in collecting information about their training needs for the realization of continuing education that meets the reality. They noted about the importance of preschool in the childhood phase and the need for continuous training and upgrading of educational and playful knowledge for offering effective early childhood education and quality. Key-words: Quality. Formative needs. Childhood education.
Resumen: Este artículo es el resultado de un trabajo de curso conclusión grado en Educación de la Universidad Federal de Piauí. Se propone investigar las necesidades de formación de los docentes que trabajan en la educación infantil en las instituciones públicas municipales de Floriano, Piauí. El objetivo principal es identificar los aspectos relacionados con las dificultades de la práctica docente con los niños, que los profesores reconocen necesitar mejores calificaciones. En concreto, se trató de identificar los aspectos relacionados con las necesidades y/o potencial de la formación de profesores para los profesionales que trabajan en esa etapa de la educación. Su objetivo era también señalar aspectos que contribuyen a la educación de calidad para el niño que asiste a preescolar. Con este fin, el apoyo teórico, recurrimos a Freire (2011), Oliveira (2005), Zabalza (1998), Libâneo (1990; 2008), Nóvoa (1997) entre otros. La metodología fue de naturaleza cualitativa, el método de estudio de caso, el instrumento para la realización del estudio fue la entrevista con la ayuda de un semi-estructurada. Los resultados muestran que los docentes cuestionan su no participación en la recolección de información acerca de sus necesidades de capacitación para la realización de la formación continua que cumpla con la realidad. Tomaron nota de la importancia de la educación preescolar en la fase de la infancia y la necesidad de la formación continua y la mejora del conocimiento educativo y lúdico para ofrecer una educación de la primera infancia eficaz y de calidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24628
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_maaneta.pdf503,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.