Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24619
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A criação do grupo escolar em Fortaleza vista pela imprensa |
Autor(es): | Assunção, Sâmia Ketley Guerra Sousa, Aline Pinheiro de |
Palavras-chave: | Grupo escolar;Papel social da escola;Escola |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) |
Citação: | Assunção, S. K. G.; Sousa, A. P. (2012) |
Resumo: | O presente trabalho foi resultado de uma pesquisa da qual fomos bolsistas de iniciação científica, sob a supervisão e coordenação do orientador da pesquisa, prof. Francisco Ari de Andrade, inserida na área de historia da educação. Objetivava localizar recortes de jornais que relatassem a criação e instalação dos grupos escolares em Fortaleza. E foi com essa perspectiva que visitamos o Arquivo Público do Estado do Ceará — APEC e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel buscando fontes no acervo que relatasse minuciosamente, principalmente a visão da imprensa, como foi repassada a notícia da reforma do ensino primário para os fortalezenses e os demais cidadãos da cidade, naquela época, e quais as criticas e as expectativas da imprensa diante de tamanha transformação. |
Descrição: | ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; SOUSA, Aline Pinheiro de. A criação do grupo escolar em Fortaleza vista pela imprensa. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 29-42. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24619 |
ISBN: | 9788581260167 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_skgassuncao.pdf | 224,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.