Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Priscilla Mazzucco Borba-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2017-08-07T15:22:07Z-
dc.date.available2017-08-07T15:22:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBarbosa, P. M. B.; Viana, T. V. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24586-
dc.descriptionBARBOSA, Priscilla Mazzucco Borba; VIANA, Tania Vicente. Ansiedade na avaliação: enfrentando o problema nos primeiros anos do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 615-629.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the reasons why children develop difficulties caused by anxiety at the moment of evaluation. This theme was chosen because of reports of teachers, parents and students who suffer from psychological disorders whenever experience evaluation processes. Through a literature review, we tried to understand the legacy left by the Jesuits at the school assessment and the exam culture, this one often excluding and traumatic. Authors such as Franca (1952), Luckesi (2005) and documents from MEC were consulted for the analysis and comparison of assessment and school exams, whereas the authors Nunes Filho, Bueno and Nardi (2001) were the source scan about the common symptoms of anxiety. Through this study we found out how much still remains the school examination instead of a real assessment and the need to a radical change in this form of review, pursuing an improvement at the quality of Education and means of avoiding traumatic disorders in students who are exposed to this reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleAnsiedade na avaliação: enfrentando o problema nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo principal apresentar os motivos que levam crianças a desenvolverem dificuldades causadas pela ansiedade no momento da avaliação da aprendizagem. Este tema foi escolhido por causa de relatos de professores, pais e dos próprios alunos que sofrem com este contratempo sempre que são submetidos a processos avaliativos. Através de um estudo bibliográfico, buscou-se compreender a herança deixada pelos jesuítas na área da avaliação da aprendizagem e sobre a cultura do exame escolar, de caráter excludente e traumático. Autores como Franca (1952), Luckesi (2005) e documentos provenientes do Ministério da Educação (MEC) foram consultados para a análise e comparação entre avaliação da aprendizagem e exames escolares, enquanto os autores Nunes Filho, Bueno e Nardi (2001) foram a fonte de pesquisa sobre os sintomas comuns da ansiedade. Através deste estudo, constatou-se o quanto ainda persiste, nas salas de aula, o exame escolar em detrimento da avaliação da aprendizagem e a necessidade de uma mudança radical nessa forma de avaliar, buscando uma melhoria na qualidade da Educação e meios de evitar eventos traumáticos nos alunos que são submetidos a essa realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_pmbbarbosa.pdf470,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.