Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruno Eron Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-04T18:37:13Z | - |
dc.date.available | 2017-08-04T18:37:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA. B. E. M. Uma proposta de ensino de Física moderna e contemporânea para alunos com e sem deficiência visual. 2016.122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24560 | - |
dc.description.abstract | The present paper aims to contribute to the reflection about Special Education, when raising questions around a methodology which includes students with and without visual impairment in lessons of Physics. Therefore, this work discusses the importance of teaching topics of Modern and Contemporary Physics still in high school, and it presents a conceptual guide to the notions discussed during the application of the research project: Particle Physics and Nuclear Physics and Radioactivity, used as subsidy for professionals interested in applying a methodology which addresses these issues. The tactile-visual material employed in the application of this work is described and the materials are exposed with explanations about their construction. The material was designed in order to contemplate students either with or without visual impairment in lessons of Physics. This project was executed in a regular high school in the city of Fortaleza. Through the use of the historical-philosophical approach and the construct the specific materials to expose concepts of modern physics, it was expected that those who get involved in this application realize the importance and the presence of such concepts in their daily lives. Through the result of analysis, it can be observed a reflexive posture on the part of students either with or without visual impairment, on the theme of inclusion of students and the addressed physics topics, realizing an interest in the concepts and in the presented information and a reflection on the relationship between such issues, science in general and society | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Modern physics | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino de Física moderna e contemporânea para alunos com e sem deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho visa contribuir para uma reflexão acerca da Educação Especial, ao levantar questões acerca de uma metodologia que contemple alunos com e sem deficiência visual nas aulas de Física. Para tanto, o estudo discute sobre a importância do ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea ainda no Ensino Médio, e apresenta um guia conceitual para os assuntos abordados durante a aplicação do projeto: Física de Partículas e Física Nuclear e Radioatividade, servindo como subsídio para os profissionais interessados em utilizar uma metodologia onde estejam presentes tais temas. Os conjuntos táteis-visuais utilizados na aplicação do trabalho são descritos, sendo expostos os materiais utilizados e o modo como construir os mesmos, tendo sido estes projetados com o objetivo de contemplar alunos com e sem deficiência visual nas aulas de Física. Este projeto foi aplicado em uma escola regular de nível médio da cidade de Fortaleza. Por meio do uso de uma abordagem histórico-filosófica e construindo um material específico para expor conceitos de Física moderna, esperava-se fazer com que os envolvidos na aplicação percebessem a importância e a presença de tais conceitos em seu cotidiano. Através da análise dos resultados, pode observar-se uma postura reflexiva por parte dos alunos com e sem deficiência visual, acerca da temática da inclusão dos alunos com deficiência visual e dos temas de Física abordados, percebendo um interesse pelos conceitos e informações apresentadas e uma reflexão acerca a relação entre tais temas, a ciência em geral e a sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_bems.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.