Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24446
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões à cerca da aprendizagem do PROEJA-IFPA: os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação, na perspectiva da integração curricular
Título em inglês: Reflections about the learning of PROEJA-IFPA: the challenges of new technologies and communication in the prospect of integration curriculum
Autor(es): Vasconcelos, Ricardo Afonso Ferreira
Bentes, Haroldo de Vasconcelos
Palavras-chave: PROEJA;Novas Tecnologias;Integração Curricular;New Technologies
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Vasconcelos, R. A. F.; Bentes, H. V. (2011)
Resumo: Este artigo suscita questões e demandas vinculadas à aprendizagem do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Educação de jovens e adultos - PROEJA implantado no IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), na perspectiva de contextualizar a referida política no processo de mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que redefiniram os paradigmas da educação voltada à (re)qualificação de jovens e adultos em nosso país, e em especial, considera-se relevante discutir as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), inseridas no processo da integração curricular presentes na dinâmica de funcionamento do EJA-PROEJA no referido Instituto Federal do Pará a partir da problematização envolvendo os desafios potenciais das NTICs no processo ensino aprendizagem do PROEJA e suas implicações na proposta de integração curricular. Neste sentido, foram utilizados alguns resultados de pesquisa anteriormente realizada junto aos alunos do PROEJA do IFPA por meio de um questionário direcionado a esses discentes com questões semi-estruturadas e que abordou aspectos envolvendo a relação desses alunos com o acesso as tecnologias oportunizadas na vivência do PROEJA.
Abstract: This article raises questions and discussions linked to learning in the Integration Program of Professional Education to Basic Education, in the form of Youth and Adults Education - PROEJA implanted in IFPA (Federal Institute of Education ,Science and Technology of Para) in view of contextualizing the referred policy in the process of changes occurred in the world of work, which redefined the paradigms of education focused on requalification of Young and Adult people in our country, and in particular, it is relevant to discuss the new information and communication technologies (NTICs), included in the process of curriculum integration present in the dynamic operation of the EJA - PROEJA in that Federal Institute of Para, from questioning involving the potential challenges of NTICs in the process teaching - learning of PROEJA and its implications in the proposal of curriculum integration. In this sense, some results of earlier research conducted with students of PROEJA of IFPA were used , through a questionnaire directed to these students with semi - structured questions that approached aspects involving the relationship of these students with the access to propitious technologies in the experience of PROEJA.
Descrição: VASCONCELOS, Ricardo Afonso Ferreira; BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Reflexões à cerca da aprendizagem do PROEJA-IFPA: os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação, na perspectiva da integração curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 33, v.1, n. 61, p. 121-137, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24446
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_rafvasconceloshvbentes.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.