Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24418
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ética, consciência e práticas éticas do docente de Ciência da Informação, Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação no Brasil
Título em inglês: Ethics, conscience and ethical practices of the teaching of Information Science, Documentation, Library Science, Archival and Information Management in Brazil
Autor(es): Souza, Francisco das Chagas de
Palavras-chave: Ensino de Biblioteconomia;Ética docente;Deontologia do docente de Biblioteconomia;Librarianship education
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: SOUZA, Francisco das Chagas de. Ética, consciência e práticas éticas do docente de Ciência da Informação, Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação no Brasil. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 135-147, jan./jun. 2016.
Resumo: Ensaio reflexivo versando sobre a incipiência da questão ética nas práticas docentes no campo da Biblioteconomia e áreas conexas no ambiente universitário brasileiro. Ressalta uma temporalidade em três etapas como forma de compreensão da evolução dessa docência, que parte de uma relação de vínculo do professor em tempo parcial dedicado ao ensino no curso para a de professor em tempo integral de dedicação ao ensino e à pesquisa. Conclui pela necessidade da realização de discussão entre os docentes no sentido de formarem um entendimento sobre diretrizes que orientem a realização de sua ação.
Abstract: This is a reflective essay on dealing paucity of ethics in teaching practices in the field of librarianship and related areas in the Brazilian university environment. The author emphasizes temporality in three steps as a way of understanding the evolution of this teaching, that part of a teacher's bond ratio in part-time dedicated to teaching the course for teacher full-time dedication to teaching and research. Concludes the necessity of conducting discussion among teachers together to form an understanding of guidelines that the realization of their action.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24418
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_fcsouza.pdf314,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.