Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Maria Iorio | - |
dc.contributor.author | Silva, Camilla Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T16:10:07Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27T16:10:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, C. R.; Dias, A. M. I. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24381 | - |
dc.description | SILVA, Camilla Rocha da. Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC. 2017. 149f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura - Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pratica Docente | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Dialogism | pt_BR |
dc.subject | Inicial formation of educators | pt_BR |
dc.title | Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho teve como objetivo principal procurar entender como acontece a Educação Dialógica Freireana (EDF) em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). A justificativa da temática se dá pelo nosso entendimento de que a dialogicidade freireana deve estar presente nos cursos de formação de professores/as, já que a proposta educativa de Paulo Freire (2005, 1996, 1992) se apresenta como um caminho possível e fecundo para a superação da situação opressora e desumanizante na qual se encontra a sociedade e que se reflete na “escola”. A motivação também se apresentou pela compreensão da necessidade da vivência da dialogicidade freireana na formação inicial de educadores/as, que contemple aspectos importantes, como o diálogo baseado na alteridade, a humildade, a esperança, o amor, o pensar crítico (FREIRE, 2005). Os objetivos específicos foram: analisar os programas pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFC, buscando identificar referências à EDF; conhecer o que os/as estudantes destes cursos consideram da EDF e se a identificam em sua experiência de formação; conhecer, sob a leitura de professores(as) indicados(as) como dialógicos(as), os limites e potencialidades da proposta freireana, bem como os fatores que contribuíram e motivaram a construção de sua práxis docente dialógica. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BIKLEN e BOGDAN, 1994; MINAYO, 1994; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), do tipo estudo de caso único (YIN, 2001). Foram utilizados análise documental, questionários abertos e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de informações. Os interlocutores da pesquisa de campo foram professores(as) dos cursos de Licenciatura da UFC. Para a análise das informações, foram aproveitadas as propostas de Bardin (1977), Moraes (1999; 2003) e Lüdke e André (1986). Em relação aos documentos analisados, encontramos pouca relação com a proposta da EDF. Os resultados apontam para a existência da EDF nas licenciaturas da UFC, entretanto, esta acontece, em maior parte, de forma intuitiva. Além disso, boa parte dos(as) professores(as) entrevistados(as) afirmou conhecer, de algum modo, a proposta pedagógica de Paulo Freire, mas não a reconhece como um referencial direto para sua práxis. | pt_BR |
dc.title.en | Freire´s Dialogue Education: experience in undergraduate courses at the UFC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tese_crsilva.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.