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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24361
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Representações de servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) acerca da formação dos agentes socioeducadores |
Título en inglés: | Representations of Civil Servants of the Justice and Human Rights Secretariat (SEJUDH) about the socioeducational agents |
Autor : | Lima, Janice Raquel Barros, Solange Maria |
Palabras clave : | Formação;Agentes socioeducadores;Análise crítica do discurso;Education |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | Lima, J. R.; Barros, S. M. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho faz parte da linha de pesquisa Paradigmas de Ensino de Línguas, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por escopo desvelar as representações de servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (SEJUDH) acerca da formação dos agentes socioeducadores, responsáveis pela educação social de adolescentes em vulnerabilidade, privados de liberdade. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD), fundamentada por Norman Fairclough (2003a), no estudo das Representações de Atores Sociais, proposto por Theo Van Leeuwen (1997), e na Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1994). Os resultados das análises esclarecem as especificidades da profissão de agente socioeducador e a necessidade de investimentos na formação continuada profissional/humana para esses profissionais. |
Abstract: | This paper is part of the research line Paradigms of Language Teaching, of the Post graduation program in Language Studies, at the Federal University of Mato Grosso. It aims to unveil the representations of civil servants of the Justice and Human Rights Secretariat (SEJUDH) about the socio-educational agents, who are responsible for the socio education of vulnerable adolescents, deprived of freedom. The theoretical framework is based on assumptions of the Critical Discourse Analysis (CDA), supported by Norman Fairclough (2003a), in the study of Social Actors Representations, proposed by Theo Van Leeuwen (1997), and the Systemic-Functional Linguistics, by Halliday (1994). The results of the analyses clarify the specificities of the profession socioeducational agent and the need for investment in the professional/human continuing education for these professionals. |
Descripción : | LIMA, Janice Raquel; BARROS, Solange Maria. Representações de servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) acerca da formação dos agentes socioeducadores. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 125-140, jul./dez. 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24361 |
ISSN : | 2237-6321 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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