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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24330
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Uma viagem através dos bas-fonds da metrópole |
Authors: | Gonçalves, Luciano de Jesus |
Keywords: | Samuel Rawet;Conto;Homoerotismo;Tale |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Revista Entrepalavras |
Citation: | Gonçalves, L. J. (2015) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | De afeição declarada aos tipos provenientes das classes populares, o contista judeu polonês Samuel Rawet, naturalizado brasileiro aos sete anos de idade, possui vários contos em que elege como motivo um aspecto da (homo) sexualidade. Esse dado de sua contística passou a ser um dos seus métodos de trabalho já na coletânea Os sete sonhos, 1969, o que levou Caio Fernando Abreu a classificar a obra como muito focada na temática homossexual. Nesse viés, o trabalho se propõe a apresentar um dos contos em que a assertiva possa ser demonstrada. O objeto textual que integra a última coletânea do escritor, Que os mortos enterrem os seus mortos, 1981, intitulado “Nem mesmo um anjo é entrevisto no terror”, apresenta a figura do homossexual livre de amarras maniqueístas ou mesmo clichês fáceis. A orientação sexual não serve, aqui, como mote de demonização ou, muito menos, redenção daquele que, tendo uma existência amargurada, sofre como qualquer outro sujeito. Ancorados em estudiosos da Teoria do Conto, a análise ocorre no plano temático, ao mesmo tempo que formal. A realização conclui que, em um mundo de personagens em conflito, o ser homossexual, assim como quaisquer outros viventes, não está livre da náusea existencial experimentada nas suas viagens cotidianas. |
Abstract: | The Polish Jew writer Samuel Rawet had a declared affection about the popular classes. Naturalized Brazilian to seven years of age, he has several tales in that chooses the the matter some aspects of the (homo) sexuality. This feature of his short stories had become one of the most important of his methods in the collection called Os Sete Sonhos, 1969, what it tooks Caio Fernando Abreu to classify the book of much focused on homosexual themes. In this bias, the study aims to present one of the tales in the assertion which can be demonstrated. The text object que integrates the latest collection Writer, Que os mortos enterrem os seus mortos, 1981, named “Nem um anjo é entrevisto no terror”, presents the free gay picture of manichaean bonds or even easy cliches. Sexual orientation does not serve here as a motto of demonization or, much less, that redemption which has the bitter existence and the suffers any other subject. Anchored in the tale scholars, the analysis is thematically, while formal. The realization concludes que, in a world of characters in conflict, be gay, just like any other living, is not free of existential nausea experienced in their everyday travels. |
Description: | GONÇALVES, Luciano de Jesus. Uma viagem através dos bas-fonds da metrópole. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. esp., p. 112-121, ago./dez. 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24330 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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