Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2423
Tipo: Dissertação
Título: Estudos investigativos sobre a influência das novas tecnologias na educação e na qualidade de vida dos adultos
Título em inglês: Research studies on the influence of new technologies in education and quality of life for adults
Autor(es): Nascimento, José Eranildo Teles do
Orientador: Nobre, Eloneid Felipe
Palavras-chave: Educação de adultos;Ensino a distância;Tecnologia educacional
Data do documento: 2011
Citação: NASCIMENTO, José Eranildo Teles do. Estudos investigativos sobre a influência das novas tecnologias na educação e na qualidade de vida dos adultos. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Este trabalho investigou a influência das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação de adultos, e a forma como essas tecnologias podem contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Foram abordados dois tipos de público. Em primeiro lugar foi analisado o público alvo dos cursos de licenciatura de Química e Física na modalidade semipresencial, ofertados pela Universidade Federal do Ceará. Neste grupo foram encontrados alunos com idades compreendidas entre 25 a 50 anos. O segundo público é formado somente por pessoa na terceira idade, grupo esse que apresenta uma faixa etária acima dos sessenta anos. São alunos de turmas do ensino fundamental e médio de uma escola pública no município de Crateús. Esses alunos estão trabalhando as tecnologias digitais como uma das disciplinas cursadas no ensino fundamental e médio para assim concluir seus estudos. Os grupos de idosos foram contactados e observado seu desempenho diante das novas tecnologias assim como a importância das mesmas na qualidade de vida dessas pessoas. Além dos dois grupos pesquisados foram observados os participantes do Núcleo de Longevidade desenvolvido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. As novas tecnologias informacionais para as pessoas da terceira idade que se desenvolvem no cenário da educação, são aplicadas com o objetivo de inseri-las na sociedade, utilizando esses recursos midiáticos como auxílio não só na educação, mas também nas vidas diárias dos alunos da terceira idade.
Abstract: This study investigated the influence of New Information Technologies and Communication in adult education, and how these technologies can contribute to improve the quality of their lives. Two different types of audiences were considered. First we analyzed chemistry and physics teacher's training courses in blended mode, offered by the Federal University of Ceará. This group is composed by students aged 25 to 50 years. The second audience is composed by elderly people from their sixties. They are students from elementary and secondary education at a public school in the city of Crateús. These students are working on digital technologies as one of the subjects studied in elementary and secondary education so as to complete their studies. The elderly groups had their performance observed while they were faced to the new technologies. It was also considered the importance of these new technologies in the quality of their lives. In addition to the two groups already mentioned, a group of participants from the Longevity Center, developed by the School of Law of the Federal University of Ceará, was also observed. The new information technologies for older adults developed on the education scene, are applied in order to insert them into society, using these media resources to aid not only in education but also in the daily lives of students in third age.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2423
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_jetnascimento.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.