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dc.contributor.authorZago, Claudinei Cesar-
dc.date.accessioned2017-07-21T15:08:45Z-
dc.date.available2017-07-21T15:08:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationZago, C. C. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24175-
dc.descriptionZAGO, Claudinei Cesar. PRAELECTIO.ONIS - Estudo do comportamento discursivo do gênero preleção em ambiente de competição. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 183-199, ago./dez. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the discursive behavior of prelection genre, taken in an environment of competitive sport. From the investigations and analyzes, it seeks to know what is possible to recognize in relation to its discursive formulation as well as the strategic use of certain linguistic and discursive resources it holds, when observing the discursive performance of a speaker production situations. By being tied to a linguistic phenomenon characteristic of arenas of conflict, due to the performance and results expectations, the lecture specific discourse results in a strategic way to organize and use certain linguistic and paralinguistic arguments which, in the situation of use, has the intention to move the “spirit of an audience” since it puts at stake sport speakers’ leadership and performance in front of the commanded teams. To study the lecture gender constitution, enrolled in studies of oral language, as well as describe the linguistic and discursive resources used by a Strategically dominant speaker – the football coach –we considered the assumptions of the theory of genres, from the contributions of Bakhtin ([1979] 2003) and Bazerman (2006), of Conversational Analysis, from the contributions of Kerbrat-Orecchioni (2006), these contributions add up to a great extent to the postulates of the Theory of Argumentation from Olbrecht- Tyteca and Perelman ([1996] 2002), in order to substantiate the observations about the process of incorporation of a instructional argumentative genderalmost forgotten by the scope of the different streams of discourse analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreleçãopt_BR
dc.subjectEstratégias argumentativaspt_BR
dc.subjectDiscurso persuasivopt_BR
dc.subjectPrelectionpt_BR
dc.titlePRAELECTIO.ONIS - Estudo do comportamento discursivo do gênero preleção em ambiente de competiçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo trata do comportamento discursivo do gênero preleção, tomado em ambiente de competição desportiva. A partir das investigações e análises realizadas, busca-se saber o que é possível nele reconhecer em relação a sua formulação discursiva, bem como o uso estratégico de determinados recursos linguístico-discursivos que ele comporta, quando se observa a performance discursiva de um preletor em situação de produção. Por estar vinculado a um fenômeno linguístico característico das arenas de conflito, por conta das expectativas de desempenho e resultados, o discurso específico da preleção resulta de um modo estratégico de organizar e utilizar determinados argumentos linguísticos e paralinguísticos que, em situação de uso, tem a intenção de movimentar o “espírito de um auditório” ao colocar em xeque a liderança e o desempenho de preletores esportivos frente às equipes comandadas. Para estudar a constituição do gênero preleção, inscrito nos estudos da língua oral, bem como descrever os recursos linguístico-discursivos estrategicamente utilizados por um orador dominante – o técnico de futebol –, para a formulação desse discurso específico, foram consideradas os pressupostos da Teoria dos Gêneros, a partir das contribuições de Bakhtin ([1979] 2003) e de Bazerman (2006); da Análise da Conversação, a partir das contribuições de Kerbrat Orecchioni (2006), contribuições essas que se somam, em grande parte, aos postulados da Teoria da Argumentação, a partir de Perelman e Olbrecht-Tyteca ([1996] 2002), no sentido de fundamentar as observações acerca do processo constitutivo de um gênero instrucional-argumentativo quase esquecido pelo âmbito das diferentes correntes da análise do discurso.pt_BR
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