Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24101
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Hannah Arendt e a modernidade. Política, economia e a disputa por uma fronteira
Autor(es): Josinaldo, Cícero
Palavras-chave: Modernidade;Processos do conhecer;Liberalismo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos - Revista de Filosofia
Citação: JOSINALDO, Cícero. Hannah Arendt e a modernidade. Política, economia e a disputa por uma fronteira. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 6, n. 12, p. 231-244, jul./dez. 2014. Resenha da obra de: CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade. Política, economia e a disputa por uma fronteira. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
Resumo: No livro Hannah Arendt e a modernidade. Política, economia e a disputa por uma fronteira, Adriano Correia se propõe a percorrer com Hannah Arendt as distinções conceituais que operam como um dos principais expedientes metodológicos em sua reflexão política. Particularmente no que concerne à sua relação crítica, mas também ambígua com a modernidade. Para explicitar a acuidade e a relevância do procedimento de distinção conceitual assumido por Arendt, sem descurar, no entanto, do exame crítico de sua reflexão política (exemplificada na abordagem da “questão social”), importa para Correia considerar tanto as distinções mais sutis quanto os desdobramentos de certas equações negligentes. E isso sob a aposta no “vigor heurístico” da análise arendtiana acerca “mundo moderno”, em parte instituída por este procedimento. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24101
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_cjosinaldo.pdf94,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.