Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Pereira, Viviane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T14:55:22Z | - |
dc.date.available | 2017-06-26T14:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Viviane de Oliveira. Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas. 2004. 190f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23631 | - |
dc.description.abstract | This work aims to elicit some discussion on the pedagogical use of Internet chat. Chat sessions have been frequently used with educational goals in distance learning courses, as well as in teaching institutions to provide interaction between the learners. Starting from an experience with chat at the College of Education – UFC, we could observe that it was possible to use this resource in the classroom. The main objective research is to verify which pedagogical contributions the chat sessions offer to teachers and students. Besides, we intend to specify which skills are developed when we use this resource and the similarities and differences in relation to moments and situations that happen in classroom or in distance learning. During the research we joined some educational chat sessions, nine of which were chosen to be analised. Some situations, related to pedagogical activities were observed, such as: of students participation during the chat session; teacher and students interaction (collaborative and cooperative) allowing a learning environment; four moments of interaction provided by chatting sessions: apprehension (message reading), selection (interpretation), comprehension (critical aspects about the information) and information processing (reflection). We present, based on our experiences, the educational possibilities found in the chatting sessions, presenting how it is possible to work with this technological device and, mainly, the pedagogical gains of which even the teacher and the learner would benefit. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Chat | pt_BR |
dc.subject | Internet na escola - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Internet chat groups | pt_BR |
dc.subject | Education - Fortaleza | pt_BR |
dc.title | Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como finalidade promover uma investigação acerca da utilização do bate-papo na Internet na Educação. Cada vez mais o bate-papo vem sendo utilizado em cursos a distância, como também em instituições de ensino, para algumas finalidades educativas, como por exemplo, proporcionar interação entre os participantes. A partir de uma experiência vivida na Faculdade de Educação – UFC, observamos que era possível utilizar este recurso em sala de aula. O objetivo principal da pesquisa é verificar quais contribuições pedagógicas o bate-papo oferece para professores e alunos. Pretendemos especificar quais habilidades são desenvolvidas quando usamos este recurso e as semelhanças e diferenças com relação a momentos e situações que acontecem em aulas presenciais e a distância. Durante esta pesquisa, participamos de alguns bate-papos educativos e dentre estes, selecionamos nove para análise deste trabalho. Observamos algumas situações pertinentes a uma atividade pedagógica, entre elas podemos citar: participação dos alunos durante as discussões realizadas no bate-papo; interação (colaborativa e cooperativa) entre professor e alunos que enriquece a aprendizagem; quatro momentos de discussão proporcionados pelo bate-papo: apreensão (leitura de mensagem), seleção (interpretação), compreensão (aspectos críticos sobre a informação) e processamento de informações (reflexão). Relatamos a partir das nossas experiências, quais foram as possibilidades educativas encontradas no bate-papo - como por exemplo, colaboração e cooperação entre os sujeitos envolvidos na discussão - mostrando como é possível trabalhar com esta tecnologia e, principalmente, o retorno pedagógico, do qual tanto o professor quanto o aluno poderão usufruir. | pt_BR |
dc.title.en | Internet chat: some educational perspectives | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_dis_vopereira.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.