Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Felipe Augusto Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T14:39:39Z | - |
dc.date.available | 2017-06-26T14:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Borges, F. A. F. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627 | - |
dc.description | BORGES, Felipe Augusto Fernandes. Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 12-30, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intends to carry out an analysis of the report of the International Commission on education for the twenty-first century UNESCO, "education: a treasure to discover", the well-known Delors report. Undertake a study on the main points of that report, demonstrating the concepts expressed by education and training. Discusses the centrality of the principles of the "four pillars of education" designed as fundamentals of educational project proposed in the document. Is addressed also the individual accountability of the subject by the solutions to problems and conflicts on the planet and the disregard that makes social contradictions as responsible for such social tensions. This analysis demonstrated the character of the responsibility education for citizens education necessary for the XXI century from the perspective of UNESCO, as well as point to the influence that these conceptions have over educational policies drawn up in Brazil and in other countries. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | UNESCO | pt_BR |
dc.subject | Relatório Delors | pt_BR |
dc.subject | Século XXI | pt_BR |
dc.title | Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho pretende realizar uma análise do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da UNESCO, “Educação: Um tesouro a Descobrir”, o conhecido Relatório Delors. Empreendemos para tal um estudo sobre os principais pontos do referido Relatório, demonstrando as concepções de educação e formação expressas pelo mesmo. Aborda-se ainda a centralidade dos princípios dos “quatro pilares da educação” concebidos como fundamentos do projeto educacional preconizado no documento. É abordada também a responsabilização individual do sujeito pelas soluções aos problemas e conflitos do planeta e a desconsideração que se faz das contradições sociais como responsáveis por tais tensões sociais. Nesta análise demonstramos o caráter de responsabilidade da educação para formação do cidadão necessário ao século XXI sob a perspectiva da UNESCO, bem como apontamos para a influência que estas concepções exercem sobre as políticas educacionais elaboradas no Brasil e em outros países. | pt_BR |
dc.title.en | Education of the individual for the XXI century: the delors report as representing the UNESCO perspective | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_fafborges.pdf | 292,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.