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dc.contributor.authorGarcia, Avany Aparecida-
dc.date.accessioned2017-06-26T11:28:25Z-
dc.date.available2017-06-26T11:28:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGarcia, A. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23576-
dc.descriptionGARCIA, Avany Aparecida. As variações linguísticas em sala de aula: especificidades da Amazônia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 245-269, jan./jul. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the problems related to the treatment of linguistic variation in the classroom, compared to a traditional pedagogy that also sees the standard as a reference standard only legitimate language education at the expense of linguistic diversity, taken, in this case, as the parameter of social stigmatization. Therefore aims to disseminate current trends of language education that excels in ensuring the citizens of instruments for social action, through the competent use of language in various situations sociocomunicativas, including those that require the degree of formality. To this end, talks are about theories that the correlation between linguistic and sociocultural phenomena, pointing to factors that emphasize the linguistic and cultural diversity in the Amazon region, particularly in the state of Rondonia, and the implications of these peculiarities in teaching language. It is emphasized, then, the importance of school and teachers to recognize linguistic variations in the raw material for systematic work with the mother tongue, from the identification and description of events, making explicit the social consequences of each choice among various options offered by the language. From this perspective, are related examples of practical activities and proposals that explore the linguistic and cultural variations in classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectContexto amazônicopt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.titleAs variações linguísticas em sala de aula: especificidades da Amazôniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda a problemática relacionada ao tratamento da variação linguística em sala de aula, frente a uma pedagogia tradicional que, ainda, concebe a norma-padrão como referencial único e legítimo de ensino de língua, em detrimento da diversidade linguística, tomada, nesse caso, como parâmetro de estigmatização social. Visa, assim, disseminar tendências atuais de uma educação linguística que prima pela garantia aos cidadãos dos instrumentos necessários à sua atuação social, por meio do uso competente da linguagem nas diversas situações sociocomunicativas, inclusive nas que exigem grau de formalidade. Para tanto, discorre-se sobre teorias que postulam a correlação entre os fenômenos linguísticos e socioculturais, pontuando-se fatores que acentuam a diversidade linguístico-cultural na região amazônica, particularmente no Estado de Rondônia, e as implicações dessas peculiaridades no ensino de língua materna. Enfatiza-se, então, a importância de a escola e professores reconhecerem nas variações linguísticas a matéria-prima para o trabalho sistemático com a língua materna, a partir da identificação e descrição das ocorrências, tornando explícitas as consequências sociais de cada escolha, dentre as diversas opções oferecidas pela língua. Nessa perspectiva, são relacionados exemplos e propostas de atividades práticas que exploram as variações linguístico-culturais em sala aula.pt_BR
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