Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Nildo Loiola | - |
dc.contributor.author | Lima, Leonardo Bruno Pedroza Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-23T15:42:16Z | - |
dc.date.available | 2017-06-23T15:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, L. P. P. Olimpíadas de Física e o Ensino de Física Experimental. 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23547 | - |
dc.description.abstract | The Scientific Olympiad is a tool used in many countries of the world to optimize teaching / learning processes and to encourage high school students, or equivalent, to pursue technological careers. In Brazil, the Brazilian Physics Olympiad (OBF) is an important program maintained by the Brazilian Society of Physics that aims to contribute to the development of Physics teaching. One of the main objectives of the OBF is to prepare students to compete in International Physics Olympiads. These competitions are important because they provide a benchmark for assessing the world-wide physics teaching we are practicing. However, there is a lack in the available literature of works that do this evaluation at world level. Thus, in this work, first, an analysis was made of the success of the OBF in the preparation of students through the results obtained in the International Physics Olympiad (IPhO). Positive and negative points were investigated, aiming to construct an educational product that contributes to the improvement of the program. We analyzed the performance of Brazil in the editions in which it participated and verified whether there was evolution in the overall performance. Then, we analyze the performance separately in the Theoretical and Experimental tests, comparing with the overall performance. We also analyzed the results in a school's OBF 2016 and compared it with the overall results of all participants. The analysis indicated that the contribution should be made in the teaching of Experimental Physics. Finally, as an final product of this work, an experimental physics booklet was developed for teachers and high school students. The handout addresses the concepts of experimental physics in a language appropriate to high school students and teachers. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Olimpíadas de Física | pt_BR |
dc.title | Olimpíadas de Física e o ensino de Física experimental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As Olimpíadas Científicas são uma ferramenta utilizada, em vários países do mundo, na otimização dos processos de ensino/aprendizagem e no incentivo para que alunos do ensino médio, ou equivalente, sigam carreiras tecnológicas. No Brasil, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um importante programa mantido pela Sociedade Brasileira de Física que visa contribuir para o desenvolvimento do ensino de Física. Um dos principais objetivos da OBF é preparar os alunos para competirem em Olimpíadas Internacionais de Física. Essas competições são importantes porque fornecem um parâmetro para avaliarmos em nível mundial o ensino de Física que estamos praticando. No entanto, há uma carência na literatura disponível de trabalhos que façam esta avaliação em nível mundial. Assim, neste trabalho, primeiramente, foi feita uma análise do sucesso da OBF na preparação dos alunos através dos resultados obtidos nas Olimpíadas Internacionais de Física (International Physics Olympiad – IPhO). Foram investigados pontos positivos e negativos, com objetivo de construir um produto educacional que contribua para o aprimoramento do programa. Analisamos por dois diferentes critérios o desempenho do Brasil nas edições em que ele participou e verificamos se houve evolução no desempenho geral. Então, analisamos o desempenho separadamente nas provas Teórica e Experimental, comparando com o desempenho global. Também, analisamos os resultados na OBF 2016 de uma escola e comparamos com os resultados globais de todos os participantes. A análise indicou que a contribuição deveria ser feita no ensino de Física Experimental. Por fim, foi desenvolvido, como produto final deste trabalho, uma apostila de Física Experimental destinada aos professores e alunos do ensino médio. A apostila aborda os conceitos de Física experimental em uma linguagem adequada aos alunos e professores do ensino médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_lbpplima.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.