Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23477
Type: | Dissertação |
Title: | Jogo educativo: instrumento para retomada da discussão da saúde da mulher na gravidez, parto e nascimento. |
Title in English: | Educational game: instrument for resuming the discussion of women's health in pregnancy, childbirth and birth. |
Authors: | Bezerra, Fabíola Gessika Coelho |
Advisor: | Araújo, Maria Fátima Maciel |
Keywords: | Saúde da Mulher;Atenção Primária à Saúde;Jogos Experimentais |
Issue Date: | 30-Nov-2016 |
Citation: | BEZERRA, F. G. C. Jogo educativo: instrumento para retomada da discussão da saúde da mulher na gravidez, parto e nascimento. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A discussão sobre a saúde da mulher na gravidez, parto e nascimento retoma reflexões ampliadas sobre o acesso a práticas educativas nos serviços de saúde, no qual a assistência é muitas vezes restrita a consultas de pré-natal individual. Na busca por estratégias eficazes compreendemos a necessidade de empreender esforços para fomentar tecnologias de apoio e educação à saúde. O estudo teve como objetivo elaborar jogos educativos voltado à saúde da mulher com desdobramentos para intervenções na gravidez, parto e nascimento. Trata-se de estudo intervencionista com base na pesquisa-ação, considerando na organização do percurso metodológico as fases sugeridas por Thiollent. Para efetivar esse processo metodológico de pesquisa, utilizou-se o método do arco, de Charles Maguerez. O estudo foi desenvolvido no período Fevereiro a Abril de 2016, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Caucaia-Ceará. Como etapa inicial da coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com quarenta e quatro gestantes, utilizando um instrumento contemplando os aspectos socioeconômicos e obstétricos. Em seguida, foram realizadas quatro oficinas para produção do jogo educativo seguindo as etapas sugeridas no método do arco de Charles Maguerez onde as informações foram coletadas utilizando a entrevista coletiva por meio da técnica de oficinas. Essa pesquisa respeita os preceitos éticos, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 1.403.820. Os resultados evidenciaram a elaboração de quatro jogos educativos voltados à gravidez, parto e nascimento. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, com a sugestão de nome caminhos para o parto, onde apresenta informações referente à alimentação, orientações quanto às queixas, vacinação, diferenças entre parto normal e cesárea e os cuidados pós-parto. Foi proposto um jogo de memória para expor sobre os cuidados com o recém-nascido, um dominó para abordar sobre os métodos anticoncepcionais e um quebra-cabeça sobre a pega correta da amamentação. Apoiados na ideia de que com tecnologias mais simples aproximadas da vida cotidiana os processos educativos com uso de jogos se tornam mais atraentes por ser um elemento socialmente significativo, estando presente na vida da comunidade. |
Abstract: | The discussion on women's health in pregnancy, childbirth, and birth takes up broader reflections on access to educational practices in health services, where care is often confined to individual prenatal consultations. In the search for effective strategies we understand the need to make efforts to promote technologies of support and education to health. The study aimed to elaborate educational games aimed at the health of women with developments for interventions in pregnancy, childbirth and birth. It is an interventionist study based on action research, considering in the organization of the methodological course the phases suggested by Thiollent. To carry out this methodological process of research, we used the arch method, by Charles Maguerez. The study was developed between February and April 2016, in a Basic Health Unit of the municipality of Caucaia-Ceará. As an initial stage of data collection, a semi-structured interview was conducted with forty-four pregnant women, using an instrument that contemplates socioeconomic and obstetric aspects. Four workshops were then carried out to produce the educational game following the steps suggested in the Charles Maguerez arch method, where the information was collected using the press conference through the workshop technique. This research respects the ethical precepts, being approved by the Committee of Ethics in Research under nº 1.403.820. The results evidenced the preparation of four educational games focused on pregnancy, childbirth and birth. A board game was developed with the suggestion of the name of the pathways for childbirth, where information on feeding, guidelines on complaints, vaccination, differences between normal delivery and cesarean delivery and postpartum care were developed. It was proposed a memory game to expose about the care of the newborn, a domino to discuss about contraceptive methods and a puzzle about the correct handle of breastfeeding. Supported by the idea that with simpler technologies that approximate everyday life, educational processes with games become more attractive because they are a socially significant element, being present in the life of the community. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23477 |
Appears in Collections: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_fgcbezerra.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.