Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Edson-
dc.contributor.authorNeves, Camila Emanuella Pereira-
dc.date.accessioned2017-06-19T16:16:15Z-
dc.date.available2017-06-19T16:16:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCaetano, E.; Neves, C. E. P. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23374-
dc.descriptionCAETANO, Edson; NEVES, Camila Emanuella Pereira. Trabalho e educação no contexto da reestruturação produtiva: o canteiro escola. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 19-34, 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis Article is a reflection on the binomial work and education, from the productive restructuring and of educational programs, through research performed in a construction company located in the city of Cuiaba in 2010. The productive restructuring in the industry begins in 1983, where the builders were compelled to promote changes in the organization of the work process. It is within this scenario that fall under both the outsourcing, such as literacy. We tried to understand the changes and the implications on working conditions, on the organization and content of the work arising from the adoption of outsourcing. Also analyzed the projects of literacy kept us jobsites, confronting the vision expressed by administrative sector of construction company e by workers about the meaning, the importance and the role attributed to education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectReestruturação produtivapt_BR
dc.titleTrabalho e educação no contexto da reestruturação produtiva: o canteiro escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo faz uma reflexão sobre o binômio trabalho e educação a partir da reestruturação produtiva e dos programas educacionais, através de pesquisa realizada em uma construtora situada na cidade de Cuiabá, em 2010. A reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, quando as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a terceirização como a alfabetização. Procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Analisamos também os projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, confrontando a visão expressa pelo setor administrativo da construtora e aquela expressa pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuídos à educação.pt_BR
dc.title.enWork and education in the context of productive restructuring: the jobsite schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_ecaetanocepneves.pdf111,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.