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dc.contributor.authorSouza, Liliane Pereira de-
dc.date.accessioned2017-06-16T14:07:24Z-
dc.date.available2017-06-16T14:07:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSouza, L. P. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23327-
dc.descriptionSOUZA, Liliane Pereira de. A violência simbólica na escola: contribuições de sociólogos franceses ao fenômeno da violência escolar brasileira. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 20-34, 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the current and historical phenomenon of school violence, which since the 1980s, Brazil has been discussed and acquiring great importance to researchers in several areas. In it is considered non violence of the act committed in the sense of physical aggression, but thesymbolic violence, a concept created by the French sociologist Pierre Bourdieu, in wich the action is objectively structured teaching and imposesan arbitrary one cultural group to another class class group. Analyzing in phenomenon of symbolic violence is possible to identify its presence in the Brazilian school historical context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.titleA violência simbólica na escola: contribuições de sociólogos franceses ao fenômeno da violência escolar brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda o fenômeno histórico e atual da violência escolar, que a partir da década de 1980, no Brasil, vem sendo discutido e adquirindo grande importância para pesquisadores de diversas áreas. Nele a violência considerada não é a do ato praticado no sentido de agressão física, mas a violência simbólica, conceito criado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo o qual a ação pedagógica é objetivamente estruturada e impõe um arbitrário cultural de um grupo de classe a outro grupo de classe. Analisando o fenômeno da violência simbólica é possível identificar sua presença no contexto histórico escolar brasileiro.pt_BR
dc.title.enSmbolic violence in school: french sociologists contributions to the phenomenon of brazilian school violencept_BR
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