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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23257
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Violência urbana e pós-moralismo em Livro de Ocorrências, de Rubem Fonseca |
Título en inglés: | Urban violence and post-moralism in Livro de Ocorrências, by Rubem Fonseca |
Autor : | Senra, Flavio Pereira Ottati, Rafael |
Palabras clave : | Hiperviolência;Hipermodernidade;Pós-moralismo;Hiperviolence |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | SENRA, Flavio Pereira; OTTATI, Rafael. Violência urbana e pós-moralismo em Livro de Ocorrências, de Rubem Fonseca. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 30-45, nov. 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | É indubitável afirmar que os anos da ditadura militar, especialmente em sua fase mais dura, entre 1964 e 1974, tiveram um efeito impactante não apenas na esfera política, mas na literária também. A literatura-reportagem, estética de que a narrativa ficcional se valeu no período, mostrava-se como uma nova visita dos valores naturalistas, dada a forte ligação com a realidade em seus temas e na forma de narrar, fria e descritiva, fruto de um narrador que se quer apenas observador do mundo real. Rubem Fonseca, autor reconhecido tanto pelo meio acadêmico quanto pelo grande público, é o objeto de estudo deste artigo, por inserir-se no período citado. Almeja-se, nas páginas seguintes, analisar seu conto Livro de Ocorrências, sob o viés da linguagem seca da estética mencionada, além da hiperviolência crua presente nas grandes cidades hipermodernas. |
Abstract: | There is no doubt in saying that the years of military dictatorship, especially in its toughest phase, between 1964 and 1974, had a striking effect not only in the political sphere, but also in the literary one. The aesthetics fictional narrative used in the period, taken from the journalistic narrative, appeared as a revisit of naturalistic values, given the strong connection with reality in its themes and in the narrative form, descriptive and cold, fruit of a narrator who intended to be just an observer of the real world. Ruben Fonseca, recognized both by the Academy and by the general public, is the object of this article. This article aims, in the following pages, at analyzing his tale Livro de Ocorrências under the bias of the dry language of aesthetics aforementioned, besides the raw hyperviolence that exists in hypermodern big cities. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23257 |
ISSN : | 1980-4571 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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