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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Bruno Alysson Soares | - |
dc.contributor.author | Menezes, Raquel Joca | - |
dc.contributor.author | Alves, Kamila Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T10:58:31Z | - |
dc.date.available | 2017-06-09T10:58:31Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, B. A. S.; Menezes, R. J.; Alves, K. C. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23163 | - |
dc.description | RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; MENEZES, Raquel Joca; ALVES, Kamila Carneiro. Nota crítica aos sete saberes necessários à educação do futuro: um estudo à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, n. 4, p. 204-224, dez. 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the purpose of drawing a Marxist critique to Morin’s work (2000) entitled The seven knowledge necessary for the education of the future, published by UNESCO – the institution, which two years earlier had published A Treasure to Discover: report of the International Commission on education for the twenty-first century, under the coordination of Jacques Delors – the article focuses on the relationship that the work of Morin (2000) maintains with the pedagogies of learning to learn. It reasserts, in this sense, the criticisms that have been elaborated by Duarte (2000), Arce (2001), Facci (2004) and Rossler (2006), among others, aimed at those pedagogies, which are based upon the so-called four pillars of contemporary education, presenting, moreover, the basic assumptions for the understanding that such educational pillars are consistent both, with the ideals of neo-liberal policies proposed for the educational context within the current structural crisis of capital (MÉSZÁROS, 2000), as are also equal in par with the resumption of the new school movement. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Arma da Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Morin | pt_BR |
dc.subject | Aprender a aprender | pt_BR |
dc.subject | Crise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Escola nova | pt_BR |
dc.title | Nota crítica aos sete saberes necessários à educação do futuro: um estudo à luz da crítica marxista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No intuito de elencar uma crítica marxista à obra de Morin (2000) intitulada Os sete saberes necessários à educação do futuro, publicada pela UNESCO – instituição que dois anos antes publicara Um Tesouro a Descobrir: Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, sob a coordenação de Jacques Delors – o artigo enfoca a relação que a referida obra de Morin (2000) mantém com as pedagogias do aprender a aprender. Reafirma, nesse sentido, as críticas que vêm sendo elaboradas por Duarte (2000), Arce (2001), Facci (2004) e Rossler (2006), dentre outros, às ditas pedagogias, fundadas nos chamados quatro pilares da educação contemporânea, apresentando, destarte, os pressupostos basilares para a compreensão de que tais pilares educacionais se coadunam tanto com os ideais das políticas neoliberais propostas para o contexto educacional dentro da atual crise estrutural do capital (MÉSZÁROS, 2000), como também estão em par de igualdade com a retomada dos ideais da escola nova. | pt_BR |
dc.title.en | Critical note to the seven knowledge necessary for the education of the future: a study based upon Marxist criticism | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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