Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Bruno Alysson Soares-
dc.contributor.authorMenezes, Raquel Joca-
dc.contributor.authorAlves, Kamila Carneiro-
dc.date.accessioned2017-06-09T10:58:31Z-
dc.date.available2017-06-09T10:58:31Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRodrigues, B. A. S.; Menezes, R. J.; Alves, K. C. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23163-
dc.descriptionRODRIGUES, Bruno Alysson Soares; MENEZES, Raquel Joca; ALVES, Kamila Carneiro. Nota crítica aos sete saberes necessários à educação do futuro: um estudo à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, n. 4, p. 204-224, dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractWith the purpose of drawing a Marxist critique to Morin’s work (2000) entitled The seven knowledge necessary for the education of the future, published by UNESCO – the institution, which two years earlier had published A Treasure to Discover: report of the International Commission on education for the twenty-first century, under the coordination of Jacques Delors – the article focuses on the relationship that the work of Morin (2000) maintains with the pedagogies of learning to learn. It reasserts, in this sense, the criticisms that have been elaborated by Duarte (2000), Arce (2001), Facci (2004) and Rossler (2006), among others, aimed at those pedagogies, which are based upon the so-called four pillars of contemporary education, presenting, moreover, the basic assumptions for the understanding that such educational pillars are consistent both, with the ideals of neo-liberal policies proposed for the educational context within the current structural crisis of capital (MÉSZÁROS, 2000), as are also equal in par with the resumption of the new school movement.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMorinpt_BR
dc.subjectAprender a aprenderpt_BR
dc.subjectCrise estruturalpt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.titleNota crítica aos sete saberes necessários à educação do futuro: um estudo à luz da crítica marxistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo intuito de elencar uma crítica marxista à obra de Morin (2000) intitulada Os sete saberes necessários à educação do futuro, publicada pela UNESCO – instituição que dois anos antes publicara Um Tesouro a Descobrir: Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, sob a coordenação de Jacques Delors – o artigo enfoca a relação que a referida obra de Morin (2000) mantém com as pedagogias do aprender a aprender. Reafirma, nesse sentido, as críticas que vêm sendo elaboradas por Duarte (2000), Arce (2001), Facci (2004) e Rossler (2006), dentre outros, às ditas pedagogias, fundadas nos chamados quatro pilares da educação contemporânea, apresentando, destarte, os pressupostos basilares para a compreensão de que tais pilares educacionais se coadunam tanto com os ideais das políticas neoliberais propostas para o contexto educacional dentro da atual crise estrutural do capital (MÉSZÁROS, 2000), como também estão em par de igualdade com a retomada dos ideais da escola nova.pt_BR
dc.title.enCritical note to the seven knowledge necessary for the education of the future: a study based upon Marxist criticismpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_basrodriguesrvjmenez.pdf136,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.