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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23090
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os novos pensadores da educação do novo milênio: uma análise à luz da crítica marxista |
Título(s) alternativo(s): | Los nuevos pensadores de la educación del nuevo milenio: un análisis basada en la crítica marxista |
Autor(es): | Freres, Helena de Araújo Holanda, Francisca Helena de Oliveira |
Palavras-chave: | Crise do capital;Organismos internacionais;Novos pensadores da educação |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citação: | Holanda, F. H. O.; Freres, H. A.; (2011) |
Resumo: | Este artigo trata, em breves linhas, do aparato teórico-prático elaborado pelos chamados “novos pensadores da educação”, assim denominados pela Revista Nova Escola, em sua edição de agosto de 2002, cujos preceitos continuam a marcar presença explícita ou implícita nos espaços de formação dos educadores brasileiros. Para a crítica a esses novos pensadores, lançaremos mão de Mészáros (2006), que trata da crise hodierna, no seio da qual se inserem os referidos pensadores. Além do filósofo húngaro, fundaremos nosso artigo em outros autores, dentre eles, podemos destacar os seguintes: Tonet (2005), acerca dos rebatimentos da crise estrutural sobre a educação; Mendes Segundo (2005), que analisa a função que o Banco Mundial exerce sobre a educação dos países periféricos; Gomes e Jimenez (2009) e Jimenez e Gomes (2010), que tratam da teoria de Edgar Morin, bem como sua articulação com Jacques Delors. Com base na crítica marxista, pois, assumimos o pressuposto de que os paradigmas anunciados pelo conjunto de “pensadores” aqui revisitados visam à reprodução das relações sociais alienadas, em estreita articulação com a política educacional vigente, propagandeada pelos organismos internacionais sob a tutela o Banco Mundial. |
Resumen: | Esta investigación trata de la elaboración teórico-práctico de los nombrados “nuevos pensadores de la educación”, de esa manera denominados por la “Revista Nova Escola”, en su edición de agosto de 2002, cuyos preceptos continúan a marcar presencia explícita o implícita en los espacios de formación de los educadores brasileños. Para la crítica a eses nuevos pensadores, basaremos nuestra investigación en Mészáros (2006), que trata de la crisis contemporánea, dónde se insertan los llamados nuevos pensadores. Más allá del filósofo húngaro, fundamentaremos esta investigación en otros investigadores, de entre ellos, podemos destacar los siguientes: Tonet (2005), que trata de los rebatimientos de la crisis estructural sobre la educación; Mendes Segundo (2005), que analiza la función que el Banco Mundial ejerce sobre la educación de los países periféricos; Gomes y Jimenez (2009) y Jimenez y Gomes (2010), que tratan de la teoría de Edgar Morin y su articulación con Jacques Delors. Con base en la crítica marxista, pues, entendemos que los paradigmas anunciados por el conjunto de “pensadores” aquí analizados tienen como reto la reproducción de las relaciones sociales alienadas, articuladas con la política educacional actual, difundida por los organismos internacionales bajo la tutela del Banco Mundial. |
Descrição: | FRERES, Helena de Araújo; HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira. Os novos pensadores da educação do novo milênio: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 30-48, dez. 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23090 |
ISSN: | 1984-4735 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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