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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23067
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva |
Otros títulos : | Estrategia educativa para el manejo de residuos sólidos sanitarios de la Unidad de Cuidados Intensivos |
Título en inglés: | Educational intervention on medical waste in the Intensive Care Unit |
Autor : | Bilo, Bruna Bianchi Barros, Lívia Moreira Silva, Leonardo Alexandrino da Beserra, Francisca de Melo Caetano, Joselany Áfio |
Palabras clave : | Resíduos de Serviços de Saúde;Capacitação em Serviço;Unidades de Terapia Intensiva |
Fecha de publicación : | abr-2016 |
Editorial : | Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
Citación : | BILO, B. B. et al. Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 29, p. 163-171, abr./jun. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: Avaliar a ação de estratégia educativa sobre o conhecimento de profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva quanto à segregação de resíduos sólidos de saúde. Métodos: Estudo experimental desenvolvido em 2015, em um hospital público de Fortaleza, Ceará, Brasil, com 41 profissionais de saúde submetidos à estratégia educativa, com álbum seriado sobre resíduos sólidos de saúde, comparando-se seu conhecimento com a realização de pré e pós-teste em formulário adaptado da literatura. Para a análise estatística, utilizou-se teste t, binomial e p<0,05. Resultados: Com a realização da estratégia educativa, observouse diferença estatisticamente significante na média de acertos entre o pré-teste (19,6 ± 3,2) e pós-teste (24,1 ± 2,8), p=0,001. A categoria sobre os resíduos comuns foi a que teve um maior número de erros entre os profissionais de saúde. Conclusão: A estratégia educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos profissionais sobre a segregação dos resíduos, o que poderá favorecer a redução de acidentes ocupacionais de saúde e a redução dos gastos com materiais. |
Abstract: | Objective: To assess the effect of an educational intervention on the knowledge of Intensive Care Unit professionals regarding medical waste. Methods: Experimental study conducted in 2015 at a public hospital of Fortaleza, Ceará, Brazil, with 41 healthcare professionals who were submitted to an educational strategy that used a flipchart on solid waste, comparing their knowledge before and after a test using a formulary adapted from the literature. The t test and binominal test were used for statistical analysis with p<0.05. Results: After the educational intervention, there was a statistically significant difference in the mean score between pre-test (19.6 ± 3.2) and post-test (24.1 ± 2.8), p=0,001.The category on common waste was the one with the highest number of errors among healthcare professionals. Conclusion: The educational strategy enhanced healthcare professionals’ knowledge on the medical waste, which may favor the reduction of occupational accidents in health care and material expenses. |
URI : | http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/index http://diadorim.ibict.br/handle/1/389 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23067 |
ISSN : | 1806-1222 (I) 1806-1230 (e) |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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