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dc.contributor.advisorOliveira, Christian Dennys Monteiro de-
dc.contributor.authorCosta, Cassia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2017-06-05T21:37:00Z-
dc.date.available2017-06-05T21:37:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, C. M. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23064-
dc.descriptionCOSTA, Cassia Maria dos Santos. Representações e Atores Patrimoniais: teatro, museu e praças comerciais no Centro de Fortaleza-CE. 2017. 129f. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at understanding cultural and artistic directions assigned by traders from Fortaleza´s downtown Theatro José de Alencar-TJA and the Museum of Ceará-MC. Even so, The assets in question are assets listed at the federal level, state management, used by the Government with reference and symbols of culture and art. In order to achieve this goal, we use the central nucleus theory of social representations for seizure of social and symbolic representations, from Moscovici (2003) and Sá (1996 and 1998). applying the method of projection (free recall), associated with the criterion of order and frequency of evocation, and the method of connectivity (pairwise comparison) to survey the possible elements of the central core of social representations. Already, for abstraction of symbolic value and the associative power of such representations we used the induction method ambiguous scenario. The study is guided by the discussion on the visibility of the commerce to the place and vice versa and lugaridade, "the capacity of the place to promote meeting" (Relph, 2012) and interact with their surroundings and subjects. Our concerns arise from the need to think about the place from its lugaridade and communicational visibility place-subject-environment triad, as the incompleteness of the institutional patrimonialization process and the transformation of equity and in cultural facilities that often do not take account of the subjects, who daily experience the place, with its cultural heritage and its demand senses, and understand the environment as an extension of the asset as well.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectVisibilidadept_BR
dc.titleRepresentações e atores patrimoniais: teatro, museu e praças comerciais no centro de Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste estudo consiste em compreender os sentidos culturais e artísticos atribuídos pelos comerciantes do Centro da cidade de Fortaleza ao Theatro José de Alencar - TJA e Museu do Ceará - MC. Os equipamentos culturais em questão são bens patrimoniais tombados a nível federal com gestão estadual, propagados nos meios de comunicação como referência e símbolo da cultura e da arte cearense. O trabalho em tela utilizou da teoria do núcleo central das representações sociais para apreensão das representações sociais e simbólicas dos comerciários do Centro sobre TJA e MC, a partir de Moscovici (2003) e Sá (1996 e 1998), aplicando o método da saliência (evocação livre), associado ao critério de ordem e frequência de evocação, e o método da conexidade (comparação pareada) para o levantamento dos possíveis elementos do núcleo central das representações sociais. Ademais, para abstração do valor simbólico e o poder associativo de tais representações usou-se o método da indução por cenário ambíguo. O estudo está pautado na discussão sobre a visibilidade dos comerciários para o lugar e vice-versa e a lugaridade, “a capacidade do lugar de promover reunião” (RELPH, 2012) e interagir com seu entorno e os sujeitos. Nossas inquietações nascem da necessidade de pensar o lugar a partir da sua lugaridade e da visibilidade comunicacional da tríade lugar-sujeito-entorno, visto a incompletude do processo de patrimonialização institucional e a transformação do bem patrimonial em equipamento cultural que, muitas vezes, não levam em consideração os sujeitos, que vivenciam cotidianamente o lugar, com sua demanda cultural e seus sentidos patrimoniais, além de entender o entorno como uma extensão do bem patrimonial.pt_BR
dc.title.enRepresentations and heritage actores: theater, museum and commercial prac in the center of Fortaleza - Cept_BR
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