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dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorMesquita, Ofélia Alencar de-
dc.date.accessioned2017-05-30T11:03:17Z-
dc.date.available2017-05-30T11:03:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMesquita, O. A.; Castro Filho, J. A. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22908-
dc.descriptionMESQUITA, Ofélia Alencar de. Ciberconteúdos educativos: denominação e processo de elaboração em rede. 2014. 196f.– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the elaboration process of which is defined by educative cybercontents. The purpose is to identify the key-elements that compose this process, such as map the occurrencies present in educative contentes elaboration from the cyberculture, identifying ways of interaction and colaboration among the subjects in its construction, in order to describe a into context alternative to elaborate such nature of contents. To reach these objectives, we start from the referential theoretical frame to analize the society on web; the cyberculture; the relation between this cenario and the educational field; how the educative contents are intercepted by the on line culture specificities, to, then, propose a educative cybercontents denomination, its key elements e elaboration process. The qualitative character methodology exploits the research-action approach together with the etnographic methods. In all, the research counts with seventeen participants, who integrates the Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE, of Instituto Instituto UFC Virtual which congregates graduate and postgraduate students on the áreas of Physics, Mathematics, Letters Spanish, Letters English, Letters Portuguese, Philosofy, Acoounting Sciences, Agronomical Engineering, Pedagogy, Teleinformatics Engineering, Chemical Engineering, Social Communication. The investigative course is organized in four stages: field entry, planning, elaboration and change, having as theoretical categories the Conectivism, the colaboration and the multiple authorship. These, by the participant observation, field diary, image and áudio registration and focal group granted opportunity to the analitycal categorization; organization and occurrencies exploitation. The results interpretation of this research leads conclusions which points to colaborative contents elaboration with differentiated formats, made by many authors and taking into account the World Wide Web.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectColaborationpt_BR
dc.subjectConectivismpt_BR
dc.titleCiberconteúdos educativos: denominação e processo de elaboração em redept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa investiga o processo de elaboração do que se denomina como ciberconteúdos educativos. O objetivo é identificar os elementos-chave que compõem esse processo, assim como mapear as ocorrências presentes na elaboração colaborativa de conteúdos educativos a partir da cibercultura, identificando formas de interação e colaboração entre os sujeitos na sua construção, para descrever uma alternativa contextualizada de elaboração de conteúdos com tal natureza. Para alcançar esses objetivos, parte-se do quadro teórico referencial para analisar a sociedade em rede; a cibercultura; a relação de tal cenário com o campo educativo; como os conteúdos educativos são interceptados pelas especificidades da cultura on line, para daí propor a denominação dos ciberconteúdos educativos, seus elementos-chave e processo de elaboração. A metodologia, de caráter qualitativo, utiliza-se da abordagem da pesquisa-ação conjugada aos métodos etnográficos. Ao todo a pesquisa contou com dezessete participantes, que fazem parte do Programa Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE, do Instituto Instituto UFC Virtual e que congrega alunos de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Física, Matemática, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Filosofia, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Química, Comunicação Social. O percurso investigativo está organizado em quatro etapas: entrada no campo, planejamento, elaboração e mudança, tendo como categorias teóricas o Conectivismo, a colaboração e a múltipla autoria. Essas, por meio da observação participante, diário de campo, registro de imagem e áudio e grupo focal, oportunizaram a categorização analítica, organização e exploração das ocorrências. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a elaboração colaborativa de conteúdos educativos com formatos diferenciados, feita por muitos autores e que leva em consideração as singularidades da rede mundial de computadores.pt_BR
dc.title.enEducational Cibercontents: denomination and network preparation processpt_BR
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