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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sentido de comunidade como promotor de bem estar em crianças brasileiras
Título em inglês: Sense of commmunity as promoter of welol-being in brazilian children
Autor(es): Sarriera, Jorge Castellá
Moura Júnior, James Ferreira
Ximenes, Verônica Morais
Rodrigues, Anelise Lopes
Palavras-chave: Bem Estar Pessoal;Sentido de Comunidade;Infância;Personal Well-being;Sense of community;Childhood
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Interamerican Journal of Psychology
Citação: CASTELLÁ, Sarriera Jorge; MOURA JÚNIOR, James Ferreira; XIMENES, Verônica Morais; RODRIGUES, Anelise Lopes. Sentido de comunidade como promotor de bem estar em crianças brasileiras. Interamerican Journal of Psychology, Porto Alegre, v. 50, n. 1, p. 106-116, 2016.
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar o impacto do sentido de comunidade na predição do bem estar pessoal em crianças brasileiras do Sul do país. Participaram do estudo 1635 crianças, entre 8 e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,49). Foram utilizadas a Escala de Bem Estar Pessoal (BEP) e o Índice Adaptado de Sentido de Comunidade. Por meio de Análises de Regressão Múltipla identificou-se que os fatores que compõem a dimensão “vinculação com a comunidade” bem como o fator “relações comunitárias” funcionam como preditores do BEP. Concebe-se a necessidade de promoção intervenções comunitárias com crianças com foco na vinculação com a comunidade e com os vizinhos e as vizinhas como forma de promoção de bem estar nas crianças brasileiras.
Abstract: This article aims to identify the impact of sense of community in predicting personal well-being in Brazilian children from the South Region of Brazil. The study included 1635 children between the ages of 8 and 13 years (M=10.17, SD=1.49). The Personal Well-Being Scale (PWB) and the adapted Sense of Community Index were used. Multiple Regression Analyses were performed with the full scale of personal well-being as the dependent variable. We identified that the scale factors community connectedness and community relationships are predictors of Personal Well-Being. Therefore, it is necessary to promote community based interventions with children with a focus on connectedness with the community and with neighbors as a way of promoting wellbeing among Brazilian children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22870
ISSN: 0034-9690
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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