Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Sílvia Helena Vieira-
dc.contributor.authorAndrade, Maria Amália Simonetti Gomes de-
dc.date.accessioned2017-05-26T11:46:19Z-
dc.date.available2017-05-26T11:46:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAndrade, M. A. S. G.; Cruz, S. H. V. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22865-
dc.descriptionANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de. Crianças à sombra do conceito: perfil conceitual de gravidade. 2014. 126f. .– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to provide a conceptual profile of gravity with conceptions of gravity of children four and five years old. The approach of conceptual profiles was adopted as a theoretical and methodological tool for analyzing the heterogeneity of ways of thinking and talking about this concept. This approach, designed by Mortimer (2000) and developed by a group of researchers in the research program of conceptual profiles, has already been used in several studies, dissertations and theses in Brazil and other countries. The conceptual profile of this study consisted of three genetic domains: the sociocultural domain, through a literature review on the history of the concept of gravity; the ontogenetic, through the compilation of studies on student conceptions of gravity; and the microgenetic, through an exploratory case study conducted with children four and five years old to grasp their conceptualizations of gravity. The dialogic analysis of discourses of children about why things fall provided a proposition of a conceptual profile of gravity, consisting in three zones: internalist, externalist and compositional. These three zones represent ways of children understanding about the concept of gravity. The internalist zone exposes that gravity is a characteristic of the body; externalist zone exposes that gravity is caused by an external action to the body; compositional zone shows that gravity is an exchange of actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças - Processo de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantil - Processo de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectInternalist zonept_BR
dc.subjectExternalist zonept_BR
dc.titleCrianças à sombra do conceito: perfil conceitual de gravidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo principal constituir um perfil conceitual de gravidade com concepções de gravidade de crianças de quatro e cinco anos de idade. A abordagem de perfis conceituais foi adotada como ferramenta teórico-metodológica de análise da heterogeneidade dos modos de pensar e falar esse conceito. Essa abordagem, concebida por Mortimer (2000) e desenvolvida por um grupo de pesquisadores no programa de pesquisa de perfis conceituais, já foi empregada em várias pesquisas, dissertações e teses no Brasil e em outros países. O perfil conceitual deste estudo foi constituído em três domínios genéticos: o domínio sociocultural, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a história do conceito de gravidade; o ontogenético, por meio da compilação de estudos sobre concepções de gravidade de estudantes; e o microgenético, por meio de um estudo de caso de natureza exploratória realizado com crianças de quatro e cinco anos de idade para apreender suas conceitualizações de gravidade. A análise dialógica dos discursos das crianças sobre o porquê de coisas caírem possibilitou uma proposição de perfil conceitual de gravidade, constituído em quatro zonas: internalista, externalista, composicional. Essas quatro zonas representam modos de compreensão das crianças sobre o conceito de gravidade. A zona internalista expõe que a gravidade é característica do corpo; a zona externalista que a gravidade é provocada por uma ação externa ao corpo; a zona composicional mostra que a gravidade é intercambio de ações.pt_BR
dc.title.enChildren in the shadow of the concept: conceptual profile of the concept of gravitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_masgandrade.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.