Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho de-
dc.contributor.authorAzevedo Júnior, Ivânio Lopes de-
dc.date.accessioned2017-05-18T12:05:11Z-
dc.date.available2017-05-18T12:05:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAzevedo Júnior, I. L.; Albuquerque. L. B. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22776-
dc.descriptionAZEVEDO JUNIOR, Ivanildo Lopes de. Simbolismo e crítica: a experiência musical e suas interpretações. 2015. 134f. – Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis consists of the construction and analysis of a debate about the notion of musical experience. Are regimented theses and arguments in order to present and discuss the development of two possible interpretations, about the experience with music. The first called symbolic-transcendental. In light of the philosophy of Ernst Cassirer and Susanne Langer, which employs such an idealistic reading of the musical experience while understanding the music as a logical expression of the universal forms of human feelings. In the second interpretation, built in the material scope of a critical theory of society, especially in the version embodied in the philosophy of Theodor Adorno, the listening experience is fundamentally understood as a social phenomenon. The Adornian Critical Theory seeks to show that music is, among other things, a possible way of presenting the social determinations. After presenting the basic aspects of the two interpretations, their similarities and differences will be confronted in order to be a debate about the musical experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria Musicalpt_BR
dc.subjectSimbolismo na músicapt_BR
dc.subjectArte e Músicapt_BR
dc.subjectSymbolismpt_BR
dc.subjectMusical experiencept_BR
dc.titleSimbolismo e crítica: a experiência musical e suas interpretaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese consiste na construção e análise de um debate acerca da noção de experiência musical. São arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboração de duas interpretações possíveis sobre a experiência com a música. A primeira delas chamamos de simbólico-transcendental. À luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretação desenvolve uma leitura idealista da experiência musical enquanto compreende a música como expressão lógica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretação, construída no escopo materialista de uma Teoria Crítica da sociedade, especialmente na versão encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiência musical é entendida fundamentalmente enquanto fenômeno social. A crítica adorniana procura mostrar que a música é, dentre outras coisas, um modo possível de apresentação das determinações sociais. Após a apresentação dos aspectos básicos das duas interpretações, suas semelhanças e divergências serão confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiência musical.pt_BR
dc.title.enSymbolism and criticism: the musical experience and its interpretationspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_ilazevedojunior.pdf938,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.