Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22761
Tipo: Artigo de Evento
Título : Mediações de leitura em meio virtual: os jovens e a internet
Título en inglés: Reading mediation in a virtual way: the young people and internet
Autor : Cavalcante, Lidia Eugenia
Palabras clave : Museus e bibliotecas virtuais;Leitura na internet;Mediações de leitura;Formação do leitor e internet;Virtual museums and libraries;Reading in the internet;Reading mediation;Formation of reader and internet
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB)
Citación : CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Mediações de leitura em meio virtual: os jovens e a internet. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 10, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2009, 15p.
Resumen en portugués brasileño: Apresenta os resultados da pesquisa realizada com 40 jovens, participantes de projetos sociais de inclusão digital, implantados pelo Governo Federal, na periferia de Fortaleza – Ceará, chamados “Casa Brasil”. Como estratégia metodológica partiu-se da pesquisa-ação por meio da realização de oficinas, mediando à navegação em portais de bibliotecas e museus virtuais. Objetiva analisar a leitura feita pelos sujeitos participantes sobre o que é apresentado na Internet, levando em consideração o seu uso cotidiano e acesso pelos jovens. Os resultados da pesquisa possibilitaram concluir: é notório o desconhecimento desses sujeitos sobre a existência de tais conteúdos na web (bibliotecas e museus) e ainda o fascínio gerado pela pluralidade de temas e imagens apresentados aos mesmos. Observa-se, portanto, que há interesse por parte dos jovens, porém, são percebidas a ausência pedagógica e a inexistência de projetos, que contemplem abordagens de leitura ampliadoras da democratização do saber no ciberespaço. Mesmo sabendo que, no campo da educação, muitos são os estudos contemporâneos sobre a importância das tecnologias na formação do educando, ainda há muito caminho a percorrer neste sentido.
Abstract: It presents the results of the research carried through with 40 young people, participants of social projects on digital inclusion called “Casa Brasil”, performed by the Federal Government of Brazil, on the suburbs of Fortaleza-Ceará. As methodological strategy it started with an action research based on the accomplishment of workshops that mediate the navigation in the web portal of libraries and virtual museums. This research aims to analyze the reading action made by the participants on what is presented in the Internet, considering its daily use and the access made for the young people. There search’s results make possible to conclude: the unfamiliarity of these citizens about the existence of such contents in the web (libraries and museums) as well as the caused allure by the plurality of subjects and images presented to them. Therefore, it is observed that some young people have interest in this subject. However, the pedagogical absence and the inexistence of projects that contemplates reading approaches that magnify the democratization of the knowledge in the cyberspace are perceived. In despite of that, there are many contemporary studies about the importance of the technologies in the formation in the education field and there’s a long way to carry out this subject.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22761
ISBN : 9788565044066
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_eve_lecavalcante.pdf217,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.