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dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorPereira, Antonio Francisco Guerra-
dc.date.accessioned2017-05-15T16:40:08Z-
dc.date.available2017-05-15T16:40:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPereira, A. F. G.; Chagas, E. F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22743-
dc.descriptionPEREIRA, Antonio Francisco Guerra. Budismo e educação: uma proposta de superação aos desafios da sociedade pós-moderna. 2017. 100f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the theme of Buddhism and Education in the context of postmodern society. The main objective was to investigate the contribution of Buddhist education to the transformation of subjects. The approach of the study is qualitative and we used as a methodological investigation procedure a literature review. Our interlocutors for the field of Buddhism were in particular HUMPHREYS (1969), CONZE (1973) and NINA (2004); in the area of education we anchored our work in the ideas of ROHDEN (2005) and with regard to postmodernity we theoretically based our study on BAUMAN (2001) and BERMAN (2007). The results of the research evidence the possibility that Buddhist education becomes an alternative response to the challenges of postmodern society, considering that this eastern doctrine has a compassionate, tolerant and pacifist character. It is concluded through this research that Buddhist education is capable of contributing to the transformation of subjects, making them multiplier agents of a Culture of Peace.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectLiberdade de movimentopt_BR
dc.subjectCivilização moderna – Educaçãopt_BR
dc.subjectPostmodern Societypt_BR
dc.subjectHuman Transformationpt_BR
dc.titleBudismo e educação: uma proposta de superação aos desafios da sociedade pós-modernapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa debruça-se sobre a temática Budismo e Educação no contexto da sociedade pós-moderna. Delimitou-se como objetivo principal investigar a contribuição da educação budista para a transformação dos sujeitos. A abordagem do estudo é de caráter qualitativo e utilizamos como procedimento metodológico de investigação uma revisão de literatura. Nossos interlocutores para o campo do Budismo foram, em especial, HUMPHREYS (1969), CONZE (1973) e NINA (2004); na área da educação, ancoramos nosso trabalho nas ideias de ROHDEN (2005) e, no que se refere à pós-modernidade, fundamentamos teoricamente nosso estudo em BAUMAN (2001) e BERMAN (2007). Os resultados da pesquisa evidenciam a possibilidade de a educação budista tornar-se uma resposta alternativa aos desafios da sociedade pós-moderna, considerando que esta doutrina oriental tem um caráter compassivo, tolerante e pacifista. Conclui-se, através desta pesquisa, que a educação budista é capaz de contribuir para a transformação dos sujeitos, tornando-os agentes multiplicadores de uma Cultura de Paz.pt_BR
dc.title.enBuddhism and Education in the context of postmodern societypt_BR
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