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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22722
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mapping of nursing activities related to diagnosis : delayed growth and development |
Título(s) alternativo(s): | Mapeamento das atividades de enfermagem relacionado ao diagnóstico : atraso no crescimento e desenvolvimento |
Autor(es): | Silva, Evair Barreto da Monteiro, Flávia Paula Magalhães Santos, Sabrina Silva dos Joventino, Emanuella Silva Rouberte, Emília Soares Chaves |
Palavras-chave: | Crescimento e Desenvolvimento;Saúde da Criança;Child Health |
Data do documento: | Mar-2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | SILVA, E. B. da et al. Mapping of nursing activities related to diagnosis: delayed growth and development. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 234-41, mar./abr. 2017. |
Resumo: | Objetivo: mapear atividades de enfermagem relacionadas ao diagnóstico “atraso no crescimento e no desenvolvimento” da NANDA-I e compará-las com as atividades preconizadas pela Classificação de Intervenções em Enfermagem. Métodos: estudo quantitativo realizado com enfermeiros da Atenção Básica. Foram coletadas variáveis de identificação profissional e uma relação das características definidoras do diagnóstico em estudo para que os enfermeiros listassem as atividades de enfermagem. Resultados: todos os participantes eram do sexo feminino, com idade média de 42,2 anos, e de 8,2 anos de exercício na atenção básica. Listaram-se 42 atividades de enfermagem, as quais foram comparadas com quatro intervenções de enfermagem: 1) melhora do desenvolvimento infantil; 2) cuidados com o desenvolvimento; 3) melhora do desenvolvimento: adolescente; 4) orientação aos pais: educando os filhos. Conclusão: a maioria das atividades de enfermagem desenvolvida pelos participantes corresponde ao preconizado pela Classificação de Intervenções em Enfermagem. |
Abstract: | Objective: to map nursing activities related to the NANDA-I “delay in growth and development” diagnosis and to compare them with the activities recommended by the Nursing Intervention Classification. Methods: this is a quantitative study performed with primary care nurses. Professional identification variables and a list of defining characteristics of the diagnosis under study were collected for nurses to list nursing activities. Results: all participants were female, mean age of 42.2 years old, and 8.2 years of exercise in primary care. A total of 42 nursing activities were compared with four nursing interventions: 1) improvement of child development; 2) care for development; 3) developmental improvement: adolescent; 4) orientation to parents: raising children. Conclusion: most of the nursing activities developed by the participants correspond to those recommended by the Classification of Nursing Interventions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22722 |
ISSN: | 2175-6783 On-line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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