Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22722
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapping of nursing activities related to diagnosis : delayed growth and development
Título(s) alternativo(s): Mapeamento das atividades de enfermagem relacionado ao diagnóstico : atraso no crescimento e desenvolvimento
Autor(es): Silva, Evair Barreto da
Monteiro, Flávia Paula Magalhães
Santos, Sabrina Silva dos
Joventino, Emanuella Silva
Rouberte, Emília Soares Chaves
Palavras-chave: Crescimento e Desenvolvimento;Saúde da Criança;Child Health
Data do documento: Mar-2017
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SILVA, E. B. da et al. Mapping of nursing activities related to diagnosis: delayed growth and development. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 234-41, mar./abr. 2017.
Resumo: Objetivo: mapear atividades de enfermagem relacionadas ao diagnóstico “atraso no crescimento e no desenvolvimento” da NANDA-I e compará-las com as atividades preconizadas pela Classificação de Intervenções em Enfermagem. Métodos: estudo quantitativo realizado com enfermeiros da Atenção Básica. Foram coletadas variáveis de identificação profissional e uma relação das características definidoras do diagnóstico em estudo para que os enfermeiros listassem as atividades de enfermagem. Resultados: todos os participantes eram do sexo feminino, com idade média de 42,2 anos, e de 8,2 anos de exercício na atenção básica. Listaram-se 42 atividades de enfermagem, as quais foram comparadas com quatro intervenções de enfermagem: 1) melhora do desenvolvimento infantil; 2) cuidados com o desenvolvimento; 3) melhora do desenvolvimento: adolescente; 4) orientação aos pais: educando os filhos. Conclusão: a maioria das atividades de enfermagem desenvolvida pelos participantes corresponde ao preconizado pela Classificação de Intervenções em Enfermagem.
Abstract: Objective: to map nursing activities related to the NANDA-I “delay in growth and development” diagnosis and to compare them with the activities recommended by the Nursing Intervention Classification. Methods: this is a quantitative study performed with primary care nurses. Professional identification variables and a list of defining characteristics of the diagnosis under study were collected for nurses to list nursing activities. Results: all participants were female, mean age of 42.2 years old, and 8.2 years of exercise in primary care. A total of 42 nursing activities were compared with four nursing interventions: 1) improvement of child development; 2) care for development; 3) developmental improvement: adolescent; 4) orientation to parents: raising children. Conclusion: most of the nursing activities developed by the participants correspond to those recommended by the Classification of Nursing Interventions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22722
ISSN: 2175-6783 On-line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ebsilva.pdf222,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.