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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22696
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia |
Título en inglés: | Learning theories applied of the library science teaching |
Autor : | Farias, Gabriela Belmont de |
Palabras clave : | Teorias de aprendizagem;Biblioteconomia;Ensino superior;Práticas pedagógicas;Planejamento didático;Learning theories;Library science;Higher education;Pedagogical practices;Didactic planning |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) |
Citación : | FARIAS, Gabriela Belmont de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN), v. 2, n. 2, p. 3-17, jul./dez. 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao se adentrar no campo da aprendizagem, obrigatoriamente, é preciso passar pelos teóricos e teorias da aprendizagem. As reflexões sobre as teorias descritas ao longo do artigo são indicadas sem a pretensão de esgotar os temas envolvidos. Delineou-se como objetivo a reflexão acerca das teorias da aprendizagem, a fim de contribuir com subsídios teórico-conceituais à prática docente no ensino de Biblioteconomia. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com intuito de obter subsídio sobre o estado da arte do conhecimento sobre as teorias da aprendizagem e as práticas pedagógicas. Observa-se que a sala de aula deve ser considerada espaço intersubjetivo, pois os alunos e docentes além de compartilharem o espaço físico, compartilham o conhecimento de modo coletivo. Nesse sentido, é possível considerar que o processo de ensino-aprendizagem é substancialmente subjetivo. Evidencia-se a necessidade de os docentes dos cursos de Biblioteconomia aprenderem a produzir conhecimento novo com origem em uma das concepções das teorias da aprendizagem ou de seu conjunto, para que possa aplicá-lo a uma necessidade específica, na resolução de problemas, na tomada de decisão ou buscando o aprendizado contínuo, desenvolvendo competências que objetivem conhecer e usufruir das diversas práticas pedagógicas. |
Abstract: | When entering the field of learning, obligatorily, it is necessary to go through the theorists and learning theories. The reflections about the theories described throughout the article are indicated without pretending to exhaust the topics involved. Was outlined as objective the reflection concerning if learning theories in order to contribute to theoretical and conceptual subsidies teacher practice in the Library Science teaching. Therefore, a literature review was performed in order to obtain subsidies on the knowledge state of the art about learning theories and teaching practices. It is observed that the classroom should be considered intersubjective space, because students and teachers as well as share the physical space, share knowledge collectively. Therefore, it is possible to consider that the process of teaching and learning is substantially subjective. Evidences the need for teachers of Library Science courses learn to produce new knowledge originating in one of the conceptions of learning theories, or the as a whole, for that can apply it to a specific need, problem solving, decision making; or seeking continuous learning, developing skills that aim to to know and appreciate the diverse teaching practices. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22696 |
ISSN : | 2358-3193 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
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