Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
Title in English: | Media and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian context |
Authors: | Farias, Gabriela Belmont de |
Keywords: | Competência informacional e midiática;Formação profissional;Biblioteconomia;Ensino;Media and information literacy;Professional qualification;Librarianship;Teaching |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
Citation: | FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Apresenta a contribuição da competência informacional e midiática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência informacional e midiática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência informacional e midiática na formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência informacional e midiática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário. |
Abstract: | It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695 |
ISSN: | 1980-6949 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_gbfarias.pdf | 583,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.