Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rech, Hildemar Luiz | - |
dc.contributor.author | Silva, Hanna Maria Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T18:25:56Z | - |
dc.date.available | 2017-05-02T18:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, H. M. R.; Rech, H. L. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22614 | - |
dc.description | SILVA, Hanna Maria Ramos. Ideologia, Fetichismo e Educação em Slavoj Žižek. 2017. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Fetichismo | pt_BR |
dc.subject | Emancipação e educação | pt_BR |
dc.subject | Fétichisme | pt_BR |
dc.subject | Éducation | pt_BR |
dc.title | Ideologia, Fetichismo e Educação em Slavoj Žižek | pt_BR |
dc.title.alternative | Idéologie, Fétichisme et Éducation in Slavoj Žižek | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo a abordagem do conceito de ideologia em Slavoj Žižek. Ancorado na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na psicanálise lacaniana, o autor esloveno trata de outros conceitos, com os quais está implicada a ideologia, tais como fetichismo, fantasia, cinismo e violência. Nesse caso, o fetichismo da mercadoria, que marca um ponto de interseção entre Marx e Freud, é imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Em razão da presença da ideologia na forma de organização social, faz-se necessária a discussão em torno das possibilidades efetivas de uma mudança dessa estrutura. A leitura e análise das obras Um Mapa da Ideologia (2013) e Eles Não Sabem o que Fazem: O Sublime Objeto da Ideologia (1992), além de entrevistas e documentários nos quais o assunto está igualmente presente, servem para constatar que, para Žižek, somente uma ação educativa crítica, que esteja necessariamente combinada com um ato político revolucionário, seria capaz de gerar uma transformação profunda. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_hmrsilva.pdf | 526,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.