Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marco Túlio Ferreira da-
dc.contributor.authorCrispim, Deise da Costa-
dc.date.accessioned2017-05-02T18:11:36Z-
dc.date.available2017-05-02T18:11:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCrispim, D. C.; Costa, M. T. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22610-
dc.descriptionCRISPIM, Deise da Costa. Poluição sonora na escola: perceber, apreciar, conscientizar e reciclar sons para musicalizar. 2016. 46f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Artes (PROFARTES), Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work is represented by a pedagogical proposal and takes music education as object of study, as far as musicalization is concerned, and it also takes noise pollution as its starting point. For this reason, this work exposes, reflects, reports and proposes activities related to the subject, using it as a tool of perception, appreciation, awareness and music learning by means of sounds. It addresses relevant questions about the soundscape by bringing music educators, such as Schafer, Swanwick and Fonterrada, and by dialoguing and reflecting on the process of music teaching and learning. Concurrently, this work brings an account of music teaching in the following municipal schools: Professor BeriloWanderley and Professora Emilia Ramos, in Natal, Rio Grande do Norte. The starting point of this account was the noise pollution, which was represented differently in each municipal school. The experiences and activities developed in this pedagogical proposal were obtained by means of a research project, in a qualitative approach in which materials such as recordings, films, interviews, theoretical musical activities and practices, dynamics were broadly used, among other teaching resources designed to construct and obtain corroborative data described here.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Musical – Currículos – Natal (RN)pt_BR
dc.subjectMúsica – Currículos – Natal (RN)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Currículo – Natal (RN)pt_BR
dc.subjectNoise pollutionpt_BR
dc.subjectSoundspt_BR
dc.titlePoluição sonora na escola: perceber, apreciar, conscientizar e reciclar sons para musicalizarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, representado por uma Proposta Pedagógica, toma como objeto de estudo a educação musical, no que se refere especificamente à musicalização, tendo como ponto de partida a poluição sonora. Para tanto, expõe, reflete, relata e propõe atividades relacionadas ao assunto, utilizando-o como recurso de percepção, apreciação, conscientização e aprendizagem musical, por meio dos sons. Com isso, aborda questões relevantes acerca da paisagem sonora, trazendo educadores musicais, tais como Schafer, Swanwick e Fonterrada, que dialogam e refletem sobre o processo de ensino aprendizagem da música. Concomitantemente, esse estudo apresenta um relato de experiência do ensino de música nas escolas municipais Professor Berilo Wanderley e Emília Ramos, no município de Natal, Rio Grande do Norte, a partir da poluição sonora, representada diferentemente em cada uma delas. As experiências vivenciadas, bem como as atividades desenvolvidas nesta proposta pedagógica, foram obtidas por meio de um projeto de pesquisa, numa abordagem qualitativa, na qual se utilizou materiais como gravações, filmagens, entrevistas de sondagem, atividades musicais teóricas e práticas, dinâmicas, dentre outros recursos pedagógicos, para construção e obtenção dos dados comprobatórios aqui descritos.pt_BR
dc.title.enNoise pollution in school: realize, appreciate, awareness and recycle sounds to musicalizarpt_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_dccrispim.pdf772,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.