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Tipo: Tese
Título: A formação jurídica no Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, nas narrativas dos sujeitos acadêmicos
Título em inglês: The legal formation in the Course of law of the Federal University of Ceará - UFC, in the narratives of the academic subjects
Autor(es): Albuquerque, José Cândido Lustosa Bittencourt de
Orientador: Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: Brasil, Tomás Pompeu de Sousa, 1818-1877 – Memoria historica : dos annos de 1914 e 1915 e methodo de ensino das sciencias juridico-sociaes Direito - Estudo e ensino – Fortaleza (CE);Curso de Direito – Projeto Pedagógico – Fortaleza (CE);Curso de Direito (Ensino Superior) – História – Fortaleza (CE);History of Education;Faculty of Law of Ceará
Data do documento: 2016
Citação: ALBUQUERQUE, José Cândido Lustosa Bittencourt de. A formação jurídica no Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, nas narrativas dos sujeitos acadêmicos. Orientação: Francisco Ari de Andrade. 2016. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: A presente pesquisa apresenta à comunidade uma reflexão sobre a formação jurídica no Ceará, tomando como referência o Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), no atual estágio do Estado de Direito e Democrático brasileiro. O estudo se concentra no campo disciplinar da história da Educação. O ambiente pesquisado foi a Faculdade de Direito do Ceará. O recorte temporal do estudo está correspondente ao debate traçado em 1916, com a publicação da “Memória Histórica dos anos de 1914 e 1915”, escrita pelo professor Tomas Pompeu de Souza Brasil, em cruzamento com a análise das bases do Projeto Pedagógico do Curso de Direito e com dados extraídos de narrativas captadas junto aos sujeitos acadêmicos participantes dessa investigação. Por via de tal procedimento identificamos, inicialmente, um conjunto de interrogações lançado pelo mestre Tomás Pompeu de Sousa Brasil, com a formação dos bacharéis em Direito, naquele contexto histórico do estágio iniciante da nossa República e, de outro, o entendimento dos sujeitos acadêmicos atuais, passados 100 anos, frente aos desafios propostos pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso, por meio da aplicação de questionários e de proposta de entrevistas semiestruturadas entre os discentes. Docentes e ex-alunos, no atual estágio da sociedade democrática brasileira. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira fizemos uma revisão da literatura subjacente à referida Instituição. Na segunda, atividade de campo e aplicação dos instrumentos da coleta de dados e de informações. Por meio das respostas conquistadas nas entrevistas e nos questionários foi possível montarmos um perfil social, cultural e pedagógico, aproximado, da formação em Direito no Ceará, tomando por referência a Faculdade de Direito, da UFC. Por meio desse estudo procuramos entender a direção para onde aponta a formação em Direito na UFC, diante de uma série de desafios que prenunciam o exercício da prática forense, em uma sociedade democratizada.
Abstract: This research presents to the community a survey on legal education in Ceará, taking as reference the law course of the Federal University of Ceará - UFC, in the current stage of the Brazilian State of Law and Democracy. The research focuses on the disciplinary field of education history. The environment of the research analyzed was the Faculty of Law of Ceará. This work was developed in two stages. In the first one, we reviewed the literature underlying this institution. In the second, we applied semi structured interviews and questionnaires to the universe of teachers and students participating in the research. By sampling, according to the interest of participation in the research, we interviewed and applied questionnaires to the participants. Through such interviews and questionnaires we set up the social, cultural and pedagogical profile of legal knowledge at the UFC. Through these collection instruments we set up the social, cultural and pedagogical profile of the academic community of the Faculty of Law of the UFC. We also study the bases of the pedagogical project of the Law Course of the UFC in cross with data extracted from the student and teaching community. As a temporal cut, we took as a regulatory framework the debate drawn from 1914 in the Historical Memories of the Faculty of Law for the year Of 1914, written by Professor Tomas Pompeu de Souza Brazil, drawing attention to pedagogical issues in the course. Through this document we can identify a set of concerns of the master Thomas Pompeu with the formation of the bachelors in that context of the republican society and, on the other, the understanding of the present subjects, 100 years, before the challenges of the democratic society, captured by narratives. Through this study, we try to understand the direction in which the law formation in the UFC points to a series of challenges that foreshadow the practice of forensic practice.
Descrição: Seção 2.5 atualizada no dia 23 de março de 2021, passando por revisão de referências bibliográficas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22502
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