Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468
Type: Artigo de Periódico
Title: Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
Authors: Gorni, Patrícia Monteiro
Wojahn, Rafaele Matte
Gomes, Giancarlo
Padilha, Carolina Klein
Keywords: Produtos ecológicos;Meio ambiente - Aspectos econômicos;Comportamento do consumidor
Issue Date: 2016
Publisher: Carlos Adriano Santos Gomes
Citation: GORNI, Patricia Monteiro et al. Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.1, p.7-31, jan./abr. 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo tem por objetivo verificar a influência da consciência ambiental sobre o comportamento de compra consciente. Para tanto, foi adotada abordagem quantitativa e de levantamento, com amostra de 526 respondentes. Para análise dos dados utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais, resultando em dois construtos. O construto ¿Consciência Ambiental¿ inclui as dimensões Consciência à Natureza e Recursos Limitados e o ¿Comportamento de Compra¿ é constituído por quatro dimensões, Produtos Menos Prejudicais, Produtos Reciclados, Produtos Naturais e Embalagem. Os resultados fornecem evidência empírica de que a consciência ambiental não apresentou relação significativa com comportamento de compra. Embora haja algum apoio na literatura para tal relacionamento, este estudo utiliza uma perspectiva integrativa para testar a relação. O modelo pode ser usado como um instrumento de medida para futuras pesquisas sobre consciência ambiental.
Abstract: This study aims to determine the influence of environmental awareness of the conscious purchasing behavior. Therefore, quantitative approach was adopted and survey with a sample of 526 respondents. Data analysis was used Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling, resulting in two constructs. The construct “Environmental Awareness” includes the dimensions of consciousness to nature and Limited Resources and the “Purchase Behavior” consists of four dimensions, Products Less Harmful, Recycled Products, Natural Products and Packaging. The results provide empirical evidence that environmental awareness was not significantly related to purchasing behavior. While there is some support in the literature for such a relationship, this study uses an integrative perspective to test the relationship. The model can be used as a measuring instrument for future research on environmental awareness. Keywords: Environmental awareness. Buying behavior. Conscious purchase. Environmental products. Environmental concern.
Abstract in Spanish: Este estudio tuvo como objetivo verificar la influencia de la conciencia ambiental en los hábitos de compra consciente. Por lo tanto, se adoptó el enfoque cuantitativo y de levantamiento con una muestra de 526 encuestados. Se utilizó el análisis de datos de Análisis Factorial Confirmatorio y Modelos De Ecuaciones Estructurales, lo que resulta en dos constructos. La construcción de “Conocimiento del Medio” incluye las dimensiones de la Conciencia a Naturaleza y los Recursos Limitados y el “Comportamiento de Compra” se compone de cuatro dimensiones, Productos Menos Dañinos, Productos Reciclados, Productos Naturales y Embalaje. Los resultados proporcionan evidencia empírica de que la conciencia ambiental no fue significativamente relacionada con el comportamiento de compra. Si bien existe cierto apoyo en la literatura para una relación tal, este estudio utiliza una perspectiva integradora para probar la relación. El modelo puede ser utilizado como un instrumento de medición para futuras investigaciones sobre la conciencia ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_pmgorni.pdf557,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.